Prefeitura entrega quinta unidade escolar reconstruída em 2022
Uma estrutura mais moderna, confortável e com capacidade ampliada de 389 para 600 vagas, distribuídas entre as turmas do Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA I). Esta é a realidade da Escola Municipal Professora Elisa Saldanha, em Fazenda Grande III, na região de Cajazeiras, após requalificação realizada pela Prefeitura. A inauguração ocorreu nesta segunda-feira (4), com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, dentre outras autoridades e comunidade escolar.
Com investimento de R$ 4,5 milhões, o novo prédio tem 2 mil m² de área construída, 11 salas de aula climatizadas, acessibilidade total com rampa, sala multiuso, sala de artes, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra esportiva e recreio descoberto. Além disso, a estrutura possui guarita, jardim, acolhimento, coordenação, copa para funcionários, secretaria, diretoria, sala de professores, cozinha, triagem, depósito de merenda e materiais didáticos, lavanderia, sanitários masculino e feminino para funcionários, professores e infantil, casa de gás, casa de lixo e subestação.
O prefeito ressaltou que esta é a 9ª unidade escolar inaugurada em 15 meses – a 5ª apenas este ano. Até o fim de 2022, deverão ser entregues 32 escolas construídas ou reconstruídas na cidade. Outras 128 unidades estão em reforma e vão possibilitar a ampliação da capacidade da rede.
“Como resultado da pandemia, somente nos dois últimos anos, recebemos cerca de 29 mil novos alunos, e precisamos absorver essas crianças. Está sendo feito um investimento histórico de R$300 milhões na requalificação da rede física escolar, dentre outras iniciativas. Tudo isso no intuito de fazer com que Salvador possa oferecer a melhor qualidade da Educação no país”, destacou Bruno Reis.
Mudança – No discurso, o diretor da unidade de ensino, Salvador Brito, relatou a importância da transformação realizada no local. “Quem conviveu em nossa escola viu a situação dela. Era uma das últimas estruturas em pré-moldado e a gente sofria com salas quentes, quando chovia molhava mais dentro das salas do que fora delas, dava choque, era insegura. Agora temos uma escola ampla, climatizada, que faz com que realmente pertençamos a uma rede municipal de ensino de qualidade”.
O secretário Marcelo Oliveira ressaltou que a reconstrução da Escola Professora Elisa Saldanha é um exemplo do grande esforço municipal para realizar investimentos no setor, com a requalificação de toda a rede de ensino. “Esta unidade passa a oferecer quase o dobro de vagas. Isso demonstra que a administração municipal tem condições de fazer a Educação que a cidade precisa e merece”, completou.
Aluna do 1º ano do Ensino Fundamental I, Diana Souza, de 6 anos, era só felicidade ao ver a escola novinha em folha. “Aqui era muito feio, velho, as salas não tinham nem porta. Quando cheguei fiquei até com vontade de chorar, de tão linda. Agora tenho uma sala de aula de verdade”, relatou.
Moradora do bairro há cerca de três décadas, a aposentada Lícia França, de 65 anos, também ficou encantada com a nova estrutura onde estuda três sobrinhas. “Aqui está maravilhoso, tô muito feliz com o que estou vendo. Agora as crianças têm espaço para brincar, as salas têm até ar-condicionado. É bem mais do que eu esperava. Já estou sonhando com minha neta estudando aqui”, disse, sobre a criança de seis meses de idade.
Balanço – A Escola Municipal Professora Elisa Saldanha é a quinta unidade de ensino reconstruída pela Prefeitura e entregue em 2022. As demais foram as escolas municipais Professor Afonso Temporal, em Valéria, e Alita Ribeiro de Araújo Soares, no Vale dos Lagos, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Eloyna Barradas, na Ribeira, e Nossa Luta, em Pernambués. Também está em construção a Escola Municipal do Curralinho, na Boca do Rio.
Foto: Betto Jr.
SECOM