NotíciasSalvadorSaúde

Salvador dá início às campanhas de vacinação contra gripe e sarampo nesta segunda-feira (04)

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou na manhã desta segunda-feira (4), as campanhas de vacinação contra gripe e sarampo. O novo titular da pasta, Decio Martins, esteve na USF Olga de Alaketo, em Matatu de Brotas, onde recebeu o imunizante contra gripe, e deu o ponta pé inicial das campanhas.

O Secretário Municipal da Saúde, Decio Martins, destacou a importância das campanhas que ocorrem de maneira simultânea ao receber o imunizante na USF Olga de Alaketo, em Matatu de Brotas. “Iniciamos as campanhas de vacinação com força total e eu acabei de ser imunizado. A vacina é de extrema importância para continuarmos mantendo Salvador segura. São 156 salas de vacinação funcionando a todo vapor, por isso, convido toda população que já está elegível para atualizar os cartões de vacinação”, convida.

A campanha contra gripe será dividida em duas fases. Na primeira etapa, que acontece de 4 de abril até 2 de maio, serão contemplados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase, entre os dias 3 de maio e 3 de junho, será voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, força de segurança, professores e pessoas com comorbidades.

A meta é imunizar pelo menos 90% da população elegível para estratégia. A estimativa é que cerca de 1,2 milhão de pessoas façam parte do público-alvo da campanha da gripe esse ano. No total, todas as 156 salas de vacina montadas nos postos de saúde da Atenção Básica do município irão atender o público elegível. A SMS realizará a imunização domiciliar (preferencialmente para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção).

Sarampo – A estratégia contra o sarampo também será dividida em duas etapas. A primeira será entre os dias 4 de abril até o dia 2 de maio, para os trabalhadores da saúde (independente da situação vacinal). As gestantes estão isentas da imunização.

A partir de 3 de maio até 3 de junho, será a vez das crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que devem tomar uma dose extra da vacina tríplice viral, mesmo já tendo tomado as duas doses do imunizante. Apenas as crianças que tomaram a tríplice viral há menos de um mês é que não devem tomar a vacina novamente.

Cerca de 552 mil moradores da capital baiana estão elegíveis para a atualização vacinal contra o sarampo. O objetivo da campanha é proteger pelo menos 95% desse público.

SMS-SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *