Sem categoria

Moradores das Cajazeiras cobram melhorias do transporte no Câmara Itinerante

A população das Cajazeiras participou intensamente da terceira edição do Projeto Câmara Itinerante, realizada na tarde desta segunda-feira (14), no Ginásio Poliesportivo da localidade (situado à Estrada do Coqueiro Grande, bairro da Fazenda Grande II). Os moradores reivindicaram melhorias na qualidade dos serviços públicos nos bairros da região e pediram a atuação dos vereadores na interlocução com o Poder Executivo. Os problemas apontados serão encaminhados em relatório feito pela Câmara de Salvador e enviado aos órgãos competentes.
Dez líderes comunitários, divididos em dois blocos de cinco, foram inscritos para falar sobre as necessidades da região. O transporte público foi considerado pela maioria dos populares como o problema mais crítico.
De acordo com Bonifácio Gomes, morador de Cajazeiras XXI, a prefeitura precisa resolver urgentemente a questão. “Há 15 anos, tínhamos 50 linhas de ônibus nas Cajazeiras. Agora que a população aumentou a frota diminuiu para 35, o que não supre a demanda dos moradores”, afirmou.
Além da mobilidade e do transporte urbano, populares criticaram iluminação, segurança e cobraram projetos que estimulem arte, lazer e educação nas comunidades. Para o líder comunitário Evanir Borges, “Cajazeiras constitui uma ‘cidade’ dentro de Salvador e merece ser tratada com atenção”.

Mais debate

A participação dos populares foi tão marcante nesta edição do projeto Câmara Itinerante em Cajazeiras que o presidente do Poder Legislativo, vereador Leo Prates (DEM), anunciou aos moradores a realização de uma audiência pública, no início de setembro, para dar continuidade ao processo de escuta das demandas do bairro.
“Essa sessão ordinária é norteada pelo Regimento Interno. Tem o objetivo de aproximar a população da Câmara para que ela entenda como são os processos legislativos. Realizaremos uma audiência pública em para ouvir ainda mais pessoas no próximo mês”, garantiu Leo Prates.
Coordenadora do Câmara Itinerante, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) comemorou a realização da edição do projeto, mas cobrou da Prefeitura de Salvador “um posicionamento efetivo diante dos problemas de transporte e mobilidade urbana na região”.
Para a vereadora Marta Rodrigues (PT), os depoimentos dos participantes só corroboram o que vem sendo dito sistematicamente por ela e por legisladores da oposição nas sessões ocorridas no plenário da Casa. “Há uma queixa muito grande da diminuição de linhas de ônibus. Não há transporte adequado. Não existe um quilômetro de ciclovia e nada de acessibilidade em um dos bairros mais populosos da cidade. As críticas dos moradores são muito fortes e o prefeito faz vistas grossas”, diz.
Por outro lado, vereadores da bancada do governo enfatizaram os trabalhos realizados pela Prefeitura de Salvador nas Cajazeiras e parabenizaram a atuação do subprefeito da região, Alan Muniz.
De acordo com Kiki Bispo (PTB), “as obras de mobilidade urbana e o Hospital Municipal construído na região” são decisivas para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Outro representante do bairro na Câmara, vereador Paulo Magalhães Jr. (PV) também fez questão de ressaltar o papel do Executivo. “O trabalho e a dedicação do prefeito mudaram a cara das Cajazeiras. Praças, campos e ruas foram revitalizados, com a atuação fundamental do subprefeito Alan Muniz, que tem lutado muito para unir as Cajazeiras”, relatou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *