SalvadorSem categoria

Idosos lutam pela garantia do passe livre em Salvador

Se a energia já não é a mesma dos tempos de juventude, o espírito de transformação e a vitalidade na luta pela garantia dos direitos estão “em dia” e fizeram com que idosos lotassem o plenário da Câmara Municipal de Salvador, na manhã desta sexta-feira (11), na sessão especial para debater a instituição do passe livre para as pessoas da terceira idade no transporte público da capital baiana. O vereador Everaldo Augusto (PCdoB), proponente da solenidade, cobrou a aprovação do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município para regulamentar o benefício.
A proposta está tramitando na Casa Legislativa e já passou pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após anos de luta pela regulamentação municipal do direito, Everaldo Augusto vê de forma otimista a possibilidade de aprovação.
“Com essa proposta, queremos discutir qual é o papel do Estado na defesa do direito dos idosos. Nem no município nem no governo estadual existe uma secretária ou superintendência para específica para atender essa parcela da população. Esse projeto já foi aprovado pela CCJ e é o primeiro passo para que consigamos essa importante vitória”, declarou Everaldo Augusto.
O promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia, representante do Grupo de Atuação Especial em Defesa dos Direitos dos Idosos, Ulisses Campos de Araújo, defendeu a preservação dos direitos das pessoas “da melhor idade” em Salvador.
“Vou completar, em breve, 49 anos. Portanto, faltam 11 anos para ser considerado idoso. O princípio da absoluta transferência de prioridade para os idosos transfere para o estado a responsabilidade do cuidado para com as pessoas da terceira idade. Nos países mais desenvolvidos, essa parcela da população já tem garantido esse direito. A melhor idade precisa ter acessibilidade, andar pelos lugares, ter a liberdade de se movimentar”, argumentou, Ulisses Araújo.
Mobilização
Os vereadores Gilmar Santiago e Vânia Galvão, ambos do PT, destacaram a dificuldade para a regulamentação “da antiga luta”. Para viabilizar politicamente a aprovação da proposta, cobraram união da categoria e uma intensa mobilização da terceira idade em prol da causa.
A presidente da Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos no Estado da Bahia, Marise Costa Sansão, ressaltou a necessidade da aprovação do projeto na Câmara e pediu o apoio dos vereadores da Casa Legislativa para ajudar na pressão aos deputados federais do Projeto de Lei nº 4.434, que propõe a atualização e a recomposição dos benefícios dos aposentados.
“Essa gratuidade será muito importante para nós, aqui em Salvador. Depois de muito tempo de luta, começamos a vislumbrar essa vitória. Também queria pedir apoio da Câmara para que interveiam, também, para que consigamos essa recomposição no âmbito federal”, solicitou Marise.

A lição de vida ficou para a última parte da sessão especial. A vitalidade do Grupo Fonte de Vida, formado exclusivamente por idosos, na apresentação do Espetáculo “Linhas da Vida”, emocionou e fechou com chave de ouro a solenidade. Sutilmente, através da dança, demonstrando muita alegria e disposição, também demonstraram a vontade de circular livremente pela cidade e pediram o passe livre para a melhor idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *