Trabalhadores comemoram 30 anos da CUT
Os avanços alcançados pela classe trabalhadora nas três últimas décadas foram enaltecidos na sessão especial, realizada na noite desta quarta-feira (4), em comemoração ao 30º aniversário da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador. O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), propositor da solenidade, destacou as lutas dos movimentos sociais desde o fim da ditadura militar, passando pela eleição do primeiro operário presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, até as conquistas mais recentes.
“Essa sessão é muito mais que especial para mim. Tenho muito orgulho de estar com esses companheiros e companheiras que ajudaram muito a construir a Central Única dos Trabalhadores. Tenho certeza que é o desejo de todos os trabalhadores que a CUT continue nas ruas lutando por um país mais justo”, declarou o vereador Luiz Carlos Suíca.
A sessão especial contou com a presença de trabalhadores e de sindicalistas que fizeram parte da formação da CUT. Entre os nomes que fizeram parte da mesa o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli; o presidente da CUT-Bahia, Cedro Silva; a sindicalista Dorinha da CUT; o diretor nacional da CUT, Shakespeare de Jesus, o Sheik.
Também marcaram presença os vereadores petistas Gilmar Santiago, Henrique Carballal, Moisés Rocha, além do vereador Everaldo Augusto (PCdoB).
O professor Sérgio Guerra palestrou sobre a importância da Central Única dos Trabalhadores no processo de fortalecimento da democracia no país.
O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, também destacou a importância das três décadas da Central Única dos Trabalhadores. “Através da CUT, a classe operária foi protagonista no processo de democratização do país”, comemorou.
Força feminina
Outro ponto marcante no evento foi a majoritária presença das mulheres na plateia. Dorinha da CUT, representante feminina na mesa da sessão especial, fez questão de enaltecer o papel das mulheres “para o fortalecimento do movimento democrático dos trabalhadores”.
A participação feminina durante a sessão contou, ainda, com a cantora sambista Juliana Ribeiro, que emocionou os presentes no auditório do Centro Cultural ao cantar o Hino Nacional.