Notícias

Novo polo de inovação de Salvador inicia atividades com formação gratuita para pessoas em vulnerabilidade social

O Cimatec Digital e Criativo, novo polo de Tecnologia, Inovação e Criatividade do Senai Cimatec, em parceria com a Prefeitura de Salvador, segue com vagas abertas para uma nova turma do programa Ford , iniciativa gratuita de formação profissional em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco na empregabilidade. Situado no prédio do Museu da Energia, na Praça da Sé, no Centro Histórico da capital, o Cimatec Digital e Criativo já está com as aulas da primeira turma em curso.

Em visita técnica ao local, nesta segunda-feira (3), a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, disse que a ideia é oportunizar uma formação de qualidade para o público jovem e carente de Salvador. “Existe todo um critério de seleção desses jovens. Eles precisam ter a partir de 16 anos e renda máxima de até quatro salários mínimos por família, então há toda uma característica para que de fato esse programa seja um centro de oportunidade. O programa é realizado em parceria com a Ford e foi totalmente planejado com conteúdos para aumentar a empregabilidade”, explica.

Indústria criativa – A secretária destacou o programa como um case de grande sucesso. “Esse projeto que estamos iniciando aqui hoje com a Ford é um programa que já foi testado no estado de São Paulo e que foi o maior sucesso. Estamos com a expectativa grande de que seja o primeiro grande projeto aqui do Hub Cimatec Digital, que é um programa que vai permitir dar uma grande visibilidade para o Centro Histórico sobre uma nova perspectiva, que é a perspectiva de formação, transformação digital, criativa e econômica do bairro”, completa.

O superintendente de Novos Negócios do Senai Cimatec, André Oliveira, considerou que o aproveitamento do potencial da cidade para o mercado digital e a indústria criativa é fantástico. “Cabe a nós, de uma maneira estruturada e organizada, preparar esses jovens para esses desafios do futuro, mas, ao mesmo tempo, conectado com as empresas, conectado com a criação de novas startups e de novos negócios. Com isso, a gente cria numa visão de longo prazo modelos sustentáveis de crescimento socioeconômico da nossa cidade e do nosso estado. O Ford Enter é um primeiro passo dentro da abrangência do Cimatec Digital e Criativo, cuja iniciativa é envolver a Prefeitura, o Senai Cimatec, a Neonergia e, futuramente, vários outros parceiros”.

Nova turma – O Ford está com inscrições abertas até o próximo domingo (9), para uma nova turma. Estão sendo disponibilizadas 90 vagas. As inscrições podem ser feitas por meio do site https://www.ford.com.br/sobre-a-ford/ford-enter/. As aulas para essa nova turma começam em março. Ao longo do ano, o programa oferecerá 300 vagas em Salvador, sendo que 120 alunos serão formados na unidade do Centro Histórico e 180 na unidade de Patamares.

Para participar do programa, não é necessário possuir conhecimento prévio de tecnologia, mas espera-se que os interessados tenham afinidade com matemática e raciocínio lógico. Além disso, é necessário que a pessoa interessada tenha 16 anos ou mais, ensino médio em curso ou completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e seja moradora de Salvador ou da Região Metropolitana. Além de ser totalmente gratuito, o programa oferece ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social aos alunos.

“É uma oportunidade muito incrível, porque é um programa que tem muitos benefícios. Ele tem essa formação técnica dada pelo Senai Cimatec e a socioemocional por meio da Rede Cidadã. Após a formatura, há um acompanhamento de empregabilidade. Além disso, o participante do programa recebe essa bolsa-auxílio para que ele consiga concluir o curso. É um investimento que a gente está fazendo justamente para preparar as pessoas para o futuro do trabalho”, afirmou a coordenadora de responsabilidade social da Ford, Alice Soares.

Preparação psicológica – Aluna da primeira turma e também estudante de ciência da computação, Thirza Matos, 20 anos, elogiou o suporte que tem recebido durante a formação. “Eu tenho algum contato com programação por meio da faculdade, mas muita gente ainda está no ensino médio ou já concluiu e está tentando mudar de área. Desde o início, eles nos acompanharam de perto, nos guiando no aprendizado. Passamos duas semanas com a Rede Cidadã para aprender sobre comportamento e cuidado com o nosso emocional, porque sabemos que o mercado de trabalho não é fácil, tanto física quanto emocionalmente. Mas foram duas semanas ótimas. Quando começou, de fato, a parte técnica — matemática e programação —, o monitor e o professor estavam sempre conosco para tirar qualquer dúvida que surgisse. Foi uma experiência muito boa”, relatou.

Marco Moura, 17 anos, estudante de engenharia de software, também reforçou que o preparo mental e psicológico do curso para o Mercado de Trabalho foi ainda mais importante, visto que na área da computação é comum que haja uma grande exigência da capacidade de resolução de problemas do profissional. “Muitas pessoas desistem no meio do caminho, pensando: ‘Será que vou conseguir? É muita coisa para absorver.’ Mas o foco deve ser sempre seguir em frente, sem desistir nem recuar. A tecnologia faz parte do mundo moderno e continuará moldando o futuro. As novas gerações viverão com base nas inovações que estamos criando agora”.

“As duas semanas de preparação psicológica oferecidas pela Rede Cidadã foram incríveis. Agora, com o início da parte técnica, também estou achando tudo excelente. Agradeço muito a essa parceria pela oportunidade. De 800 candidatos, apenas 50 foram selecionados, e essa é uma chance única que vamos aproveitar ao máximo, sem correr nenhum risco de desperdiçar”.

Parceria – O novo polo do Senai Cimatec no Centro Histórico é fruto de uma parceria estratégica entre o Senai Cimatec, a Neoenergia Coelba e a Prefeitura de Salvador, por meio da Semdec, com o objetivo de atrair investimentos, oferecer formação de alta qualidade, fomentar a inovação e impulsionar a criação de negócios de base tecnológica, alinhados às demandas do mercado global.

O primeiro programa do Hub de Inovação do Senai está sendo desenvolvido pela Ford Philanthropy, frente filantrópica da fabricante de automóveis, em parceria com o Senai-BA e a Rede Cidadã. A ideia é atrair várias outras empresas e programas para o local, desempenhando um papel importante na revitalização econômica do Centro Histórico e consolidando Salvador como referência em inovação no Nordeste.

Foto: Lucas Moura

Reportagem: Nilson Marinho e Priscila Machado

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *