Notícias

Ferry Boat: Todos os dias, uma grande agonia

O sistema de ferry boat da Bahia, que deveria ser um elo eficiente entre Salvador e Bom Despacho, tornou-se sinônimo de transtorno e frustração para seus usuários. Diariamente, surgem novas reclamações sobre o serviço, que enfrenta problemas crônicos sem qualquer perspectiva de melhora.

As longas filas de veículos, que podem durar entre 4 a 5 horas de espera, são apenas o começo da saga. Para os pedestres, a situação também é caótica: a compra de passagens é dificultada pela redução do número de catracas para bilhetagem tradicional, enquanto o aumento das catracas destinadas ao sistema eletrônico não resolve o problema. O motivo? O sistema frequentemente apresenta falhas, impedindo o uso de cartões de débito, crédito ou o próprio aplicativo, que, segundo relatos de usuários, está constantemente fora do ar.

Outro problema recorrente é a falta de limpeza nas embarcações. Salões sujos, banheiros em condições precárias e sistemas de ar-condicionado inoperantes, especialmente no convés inferior, criam um ambiente desconfortável, com temperaturas elevadas. Além disso, passageiros relatam o incômodo constante de ruídos metálicos, como se peças estivessem soltas, além de uma iluminação inadequada, semelhante à de uma boate, em navios recém-reformados.

Para quem depende diariamente do serviço, resta o sentimento de abandono. As condições precárias da frota, administrada pelo governo do Estado da Bahia, refletem a falta de compromisso com a qualidade do transporte. A situação se agravou com a retirada das salas da AGERBA dos terminais, que permitiam aos usuários registrarem suas reclamações diretamente. Atualmente, o único canal disponível é um número 0800, que raramente funciona, e um e-mail da ouvidoria, que, segundo relatos, não responde às demandas da população.

Até quando o governo do Estado da Bahia permitirá que um serviço de tamanha importância para a Ilha de Itaparica, o Recôncavo, o Sul e o Baixo Sul do estado continue em um processo de degradação contínua? A população exige respostas e, mais do que isso, soluções concretas para um problema que afeta milhares de pessoas todos os dias.

Visão Cidade

Fotos: Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *