Pojuca: Por unanimidade TRE nega a Gerusa Laudano o direito de diplomação
Por: Magnum Seixas
Pedido da prefeita é negado por unanimidade no TRE-Ba |
Nesta última quarta (20), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-Ba) colocou em apreciação o pedido de reconsideração de cassação do diploma interposto pela ex-prefeita de Pojuca. Foram 7 votos contra a devolução do diploma de prefeita a Gerusa Laudano. Com a decisão atual presidente da Câmara, Cristina Nunes (PDT), continua interinamente no comando da prefeitura.
Gerusa Laudano havia sido diplomada prefeita de Pojuca, pela justiça local, no dia 19 de dezembro. Contudo, uma semana depois, no dia (26), o juiz plantonista do TRE Cássio Miranda, cassou a diplomação da ex-prefeita. Após a decisão Gerusa entrou com uma liminar para suspender a decisão, sem êxito. Com a última decisão do TRE sepulta de uma vez por todas as chances da ex-prefeita retornar ao cargo via resultado das eleições do último dia 7 de outubro, uma vez que dificilmente diante do placar imposto pelos membros do TRE-BA um colegiado superior reverterá a decisão. Os pojucanos devem voltar as urnas em breve, última alternativa para Gerusa voltar a assumir a prefeitura nós próximos anos.
Presidenta da Câmara, Cristina Nunes, irmã de Toinho continua a frente da prefeitura até novas eleições Foto: Mais Região |
A ex-prefeita de Pojuca obteve 4.800 votos na eleição de 2012, sendo temporariamente considerada vencedora do pleito com a anulação de mais de 70% dos votos do candidato Dr. Toinho, que se tornou inelegível em função da Lei do Ficha Limpa. Dr. Toinho registrou mais de 16 mil votos, quase 12 mil a mais que a ex-prefeita. Com a maioria dos votos anulados a justiça entendeu que Gerusa não poderia ser declarada Prefeita e outra eleição deve ser realizada no município. Desde o dia 1º de janeiro a presidente da Câmara, Cristina Nunes, irmã de Dr. Toinho, assumiu a prefeitura.
Ocorrendo nova eleição se cogita a possibilidade da Deputada Estadual, Maria Luiza Laudano, mãe de Gerusa, voltar a disputar o pleito do município onde foi prefeita por 2 vezes. A possibilidade do Partido dos Trabalhadores (PT), que apoiou Gerusa na última eleição, lançar candidato também é ventilada. No lado opositor, a indefinição quanto a candidatura também é visível, com a manutenção do impedimento de Dr. Toinho participar da eleição. O nome de sua irmã, que atualmente comanda a prefeitura, está sendo cogitado. Duda Leite que foi vice de Toinho na última eleição é outra alternativa. A política do importante município produtor de petróleo da Bahia é hoje uma verdadeira incógnita. (Expresso Catuense)