Mais de 1,5 milhão de eleitores podem ter o título cancelado
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, cerca de 1,5 milhão de eleitores em todo o país podem ter seu título cancelado por não terem votado e não terem justificado a ausência nas últimas três eleições.
Para não terem o documento cancelado, estas pessoas em situação irregular devem ir a um cartório eleitoral entre 25 de fevereiro e 25 de abril para regularizar a situação. É preciso levar documento com foto, título e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
O eleitor não será informado sobre os problemas por telefone ou e-mail, ele deverá consultar a lista de possíveis títulos cancelados no site do TSE, no campo “Serviços do eleitor”. A consulta também pode ser feita nos cartórios.
Sem o documento, o cidadão pode ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, de receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos. Ele também pode ter problemas para fazer concurso público ou fazer matrícula em instituição de ensino superior pública.