Randerson reforça luta por capacitação profissional no Dia Nacional do Surdo
No Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), o vereador Randerson Leal (PDT) destacou a urgência de votação do Projeto de Indicação nº 212/2023, de sua autoria, que visa a inclusão e o desenvolvimento profissional dos indivíduos surdos por meio da capacitação.
Segundo ele, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 5% da população brasileira é composta por pessoas surdas, totalizando cerca de 10 milhões de indivíduos, sendo que 2,7 milhões deles sofrem de surdez profunda.
Para o vereador, é responsabilidade do poder público investir na capacitação dos deficientes auditivos, proporcionando-lhes melhores oportunidades no mercado de trabalho. “Cursos profissionalizantes específicos para deficientes auditivos não apenas revelam habilidades e talentos até então desconhecidos por eles, mas também lhes conferem a autonomia de escolher o próprio rumo profissional, capacitando esses indivíduos”, afirma Randerson Leal.
Além disso, a proposta ressalta a necessidade de políticas públicas que garantam a inclusão efetiva das pessoas com deficiência auditiva na sociedade, capacitando-as a exercer plenamente a cidadania. Leal destaca que “a inclusão não deve ser restrita apenas ao ambiente escolar, mas uma realidade em todos os setores, permitindo que os deficientes auditivos contribuam ativamente para a construção da sociedade”.
Para o parlamentar, a inclusão de deficientes auditivos no mercado de trabalho não apenas “enriquece a sociedade, mas também demonstra o compromisso em construir um futuro mais inclusivo e igualitário”. O projeto segue em tramitação na Câmara Municipal de Salvador.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: VC)