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Mil dias de gestão: Salvador ganhou BRT e mais de 15 obras que ampliaram mobilidade

Reduzir o tempo de deslocamento da população no trânsito é um dos principais desafios das grandes cidades. Na capital baiana, a Prefeitura tem empregado diversas soluções para ampliar a mobilidade, seja através de novas obras viárias ou em intervenções para melhoria do transporte público. Em 1000 dias da atual gestão, completados nesta quinta-feira (28), o município ganhou 382 novos veículos climatizados e iniciou a operação do BRT.  

Portanto, os 551 coletivos com ar-condicionado que atualmente rodam na cidade representam 32% da frota convencional. O investimento trouxe melhorias sentidas no dia a dia de milhares de usuários que utilizam o sistema, pois, as viagens realizadas passaram a ter mais conforto, sobretudo em períodos de forte calor soteropolitano. Além disso, os novos veículos adquiridos têm número de assento ampliado para deficientes, são equipados com lixeiras e com motorização nos padrões Euro 5 e 6, cujas tecnologias são menos poluentes.    

Outro modal de transporte público beneficiado com recentes investimentos municipais foi o BRT, que teve o trecho 3 com operação iniciada em março passado, o que possibilitou o funcionamento pleno de duas linhas: uma entre as estações Rodoviária e Pituba (B1) e outra entre a estação Rodoviária à Praça Nossa Senhora da Luz (B2).  

A terceira linha do BRT, chamada de B3, entrará em funcionamento neste sábado (30). Ela percorrerá a região da Rodoviária e a orla da Pituba, passando pelo Caminho das Árvores e pela Av. Paulo VI. O BRT conta com vias exclusivas e transporte mais rápido, eficiente e confortável. Atualmente são usados na operação 44 ônibus com ar-condicionado, sendo oito deles elétricos – a capital baiana, aliás, possui 3ª maior frota de coletivos que não usam combustível fóssil no país.  

As novidades não pararam por aí:  neste mês de setembro, a administração municipal inaugurou o maior eletroterminal público do Brasil para recarga desses ônibus, reafirmando as políticas locais na questão da sustentabilidade. A perspectiva é que 30% da frota do BRT de Salvador seja de ônibus elétricos após a entrega da Estação da Lapa, prevista para o primeiro semestre de 2024.

“Esse resultado é fruto de muito trabalho, e aproveito para agradecer a todos na Prefeitura que participam desta transformação que nós estamos fazendo. Hoje temos uma prefeitura que anda com as próprias pernas, que é capaz de fazer grandes investimentos com recursos próprios, que aposta na tecnologia, moderniza o acesso aos serviços públicos e, principalmente, foca na melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

Novas vias – Para solucionar retenções em áreas de grande demanda de tráfego na capital baiana, a Prefeitura entregou desde 2021 até agora mais de 15 obras de mobilidade, entre aberturas de vias e requalificação de outras que já existiam.    

A lista de trechos beneficiados inclui, por exemplo, a Granja Mar Azul (Stiep), estradas das Pedreiras e do Cassange (ambas no bairro de Cassange), ligação Jardim Nova Esperança – Av. Mário Sérgio, via de duplicação na ponte sobre o Rio Camarajipe (Avenida Tancredo Neves), ligação Valéria x Nova Brasília de Valéria (Via Bronze) e ligação Av. 29 de Março – Jaguaripe.    

Além disso, dois novos conjuntos viários foram construídos em áreas com intensa circulação de veículos, a exemplo dos complexos Rei Pelé, localizado no Lucaia, e Tatti Moreno, na Avenida Tancredo Neves.

Terminais – Os soteropolitanos também foram beneficiados com a requalificação de diversas estruturas de mobilidade, a exemplo do tradicional terminal da Barroquinha em 2021. O local foi repaginado para o bem-estar dos passageiros que embarcam e desembarcam nos pontos de ônibus do local, promovendo maior interação com o espaço público por meio de elementos paisagísticos, equipamentos de esporte e lazer.  

Estruturas de grande relevância para o deslocamento da população entre o Subúrbio e a Cidade Baixa, os terminais marítimos de Plataforma e da Ribeira também foram alvos de melhorias, com recuperação de estruturas metálicas, pintura e manutenção da rampa de acesso, entre outros serviços.  

Em setembro de 2021, Salvador presenciou outro marco histórico com a reativação do Elevador do Taboão, que estava parado há mais de seis décadas. O equipamento, responsável por fazer a ligação entre o Pelourinho e o Comércio, passou por obras de revitalização promovidas pela Prefeitura, juntando-se a outras opções de transporte disponíveis a soteropolitanos e turistas que se deslocam entre as cidades Baixa e Alta, como o Elevador Lacerda, planos inclinados Liberdade/Calçada, Gonçalves e Pilar.    

Sustentabilidade e inovação – O incentivo ao uso do transporte 100% sustentável é outra política adotada na capital baiana por meio da ampliação do serviço de compartilhamento de bicicletas pelo projeto Salvador vai de Bike. Há 400 “laranjinhas” convencionais disponíveis para a população e mais 30 elétricas – adquiridas no início deste mês de setembro – distribuídas em 50 estações. Nos últimos dois anos, a Prefeitura adaptou seis escadarias para circulação de bicicletas e implantou 16 km de ciclovia – a malha da cidade chega ao total de 310 km.  

Na área de inovação, o trânsito de Salvador passou a contar com a tecnologia de semáforos inteligentes que possibilitaram mais fluidez ao trânsito. Foram 39 equipamentos instalados na Av. San Martin, entre o Largo do Retiro e o Largo do Tanque. Atualmente a cidade já tem instaladas 181 sinaleiras semelhantes.

Foto: Betto Jr./ Secom

Reportagem: Thiago Souza/ Secom

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