Política

Escola do Legislativo inicia capacitação dos profissionais de serviços gerais

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promove, nesta semana, o curso Técnicas Comportamentais e Laborais do Profissional de Serviços Gerais, que integra um programa de capacitação constituído em três eixos. Neste primeiro ciclo, cerca de 20 funcionários da Casa terão 8 horas de aprendizado sobre a temática comportamental, abrangendo relacionamento intra e interpessoal, comunicação, postura profissional e ética, autoestima e noções de trabalho em equipe.

O programa com três módulos foi desenvolvido pelo Departamento Pedagógico da Escola do Legislativo e surgiu a partir de uma proposta apresentada durante um curso para facilitadores no ano de 2022. O primeiro curso, que teve início na última segunda-feira (3), será concluído nesta quinta (6) com aulas das 13h30 às 15h30.

De acordo com Yuriko Guimarães, gerente do Departamento Pedagógico, a realização dos outros dois eixos ainda depende da contratação de uma instituição, mas o processo de formalização já está em andamento. “É um processo que depende de recursos. Para a execução das etapas, será contratada empresa externa, que deve ser o Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial], por possuir expertise para trabalhar com estas temáticas”, explicou.

Para colocar o programa em prática, a gestora destacou o apoio da Diretoria Administrativa da ALBA, gerida por Júlio Eloy Passos Neto. Yuriko também justificou a oferta da qualificação profissional para os agentes de serviços gerais da Casa. “A gente sempre faz cursos de capacitação na ALBA, mas o setor de serviços gerais ainda não tinha sido contemplado. Isso muito em função da indisponibilidade de horário dos trabalhadores, mas entendemos que não podemos excluir ninguém do nosso programa de capacitação. Entendemos que a partir de um curso dessa natureza, a pessoa pode galgar outros degraus, seja aqui, seja indo trabalhar em outro local”, frisou.

Yuriko ainda ressaltou a importância da valorização das pessoas que prestam um serviço essencial para o funcionamento do Legislativo baiano. “O trabalho de todos eles é de suma importância para a Casa. Se alguém chega aqui e o ambiente não está bem higienizado, alguém vai ver e falará mal. Qual a imagem que a gente quer da ALBA? Por isso, de forma geral, todos os setores precisam passar por capacitação”, disse a gerente. Com a qualificação, argumentou ela, todos os funcionários estarão bem orientados sobre qual tipo de produto usar ou qual equipamento vai utilizar para não se expor a substâncias químicas que podem causar danos à saúde. “São cuidados necessários que todos devem ter e o curso vai reforçar essa noção”, enfatizou.

Coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Rosa Elisa Gomes detalhou o conteúdo programático dos demais módulos do programa. No segundo eixo, o tema será “Técnicas de Higienização e Limpeza” e o curso terá carga horária de 24 horas. “Nesta etapa, os trabalhadores vão aprender a utilizar corretamente os produtos de limpeza e higienização correta dos equipamentos como baldes, pano de chão, flanelas, e todas as ferramentas utilizadas”, pontou. Além disso, contou a pedagoga, os participantes aprenderão como planejar o roteiro de trabalho da limpeza; noções de educação ambiental e como descartar corretamente os resíduos; organização e armazenamento de estoque; bem como técnicas de limpeza específica como pisos, vidros e carpetes. Na oportunidade, também será abordado “o novo normal” na limpeza profissional, considerando os cuidados que passaram a ser obrigatórios em função da pandemia de Covid-19.

No terceiro eixo, o tema será “Segurança e Medicina do Trabalho” e também terá carga horária de 24 horas. Entre os tópicos, estarão: noção de agentes de risco na limpeza profissional, como agentes químicos, físicos e biológicos; como evitar acidentes no trabalho na execução da higienização; uso e conservação dos equipamentos de proteção individual (EPIs); contaminação por inalação, ingestão ou absorção; o que fazer em caso de acidente com produtos de limpeza; noções de primeiros socorros; ergonomia no trabalho e como evitar exposição a riscos ergonômicos.

Ainda de acordo com Rosa Elisa Gomes, o curso não encerrará nesta edição e deve ocorrer em outros semestres para que possa atender a todo o corpo funcional que atua nos serviços gerais. “Fizemos um diagnóstico da rotina do departamento, identificamos o que os trabalhadores necessitavam e elaboram o programa de acordo com a realidade encontrada. Essa é uma capacitação de educação continuada, então todo semestre vai ter”, apontou.

ALBA

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