Ouvidoria da Câmara fortalece ações contra novo coronavírus
“A Ouvidoria não para e cumpre o seu papel de fortalecer a cidadania”. É assim que a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), ouvidora-geral da Câmara Municipal de Salvador, avalia o trabalho do órgão que está funcionando de forma online em razão da pandemia do novo coronavírus.
Além de servir como canal de denúncias e reclamações, a Ouvidoria também orienta a população com informações relacionadas ao combate da Covid-19, através do portal da Câmara: www.cms.ba.gov.br.
“Mesmo com um novo modelo de trabalho, a Ouvidoria continua escutando a sociedade”, destaca Aladilce. “Recebemos demandas em relação aos serviços de transporte, comércio, profissionais de saúde, pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outros. Buscamos aproximar a população das instituições públicas, além de consolidar a democracia. O órgão está à disposição de Salvador, e também estamos disseminando informações através da nossa aba, no site oficial da Câmara”, orienta.
Ofícios
Em prol do combate à pandemia, a Ouvidoria vem enviando ofícios ao prefeito, ao governador e às suas respectivas secretarias. Entre os documentos, destaca-se o que versa sobre o descumprimento das medidas estipuladas pela prefeitura em Ilha de Maré, já que trabalhadores desembarcaram na ilha no fim de março para a realização de obras do Projeto Morar Melhor, descumprindo as normas de isolamento domiciliar.
Também foi encaminhado um ofício à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e
Comunicações da Bahia (Agerba) em relação ao quantitativo de ônibus em circulação, pois a população reclamou sobre a demora dos coletivos e superlotação, facilitando a disseminação do vírus.
Ainda segundo a ouvidora, a distribuição de cestas básicas para as escolas comunitárias de Salvador foi tema do ofício enviado à Secretaria Municipal de Educação, já que as crianças não podem se alimentar nas escolas. A liberação de máscaras e álcool em gel para motoboys também foi assunto de documento enviado à Secretaria Municipal de Saúde. Conforme Aladilce, “a categoria está em estado de vulnerabilidade e exposição”.
Também foi feita uma denúncia junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia sobre o tratamento recebido pelos trabalhadores do Hospital Eládio Lasserre. De acordo com a ouvidora, um dos problemas enfrentados é a falta de materiais, sobretudo máscaras, o que tem obrigado os profissionais a usarem a mesma por 12 horas, quando o recomendado é apenas por duas horas. “O órgão está no aguardo das respostas desses ofícios”, afirma Aladilce.
Canais da Ouvidoria
A Ouvidoria segue disponível pelo e-mail ouvidoriacms@cms.ba.gov.br e pelo telefone corporativo (71) 99631-4499 (WhatsApp). Para maiores informações, basta acessar a aba da Ouvidoria no portal oficial da Câmara, pelo link: https://www.cms.ba.gov.br/ouvidoria/coronavirus.