Ilha de Maré ganha Instituto de Pesca Artesanal
Integrar a gestão participativa da pesca e a educação ambiental em Ilha de Maré. Esse é o principal objetivo do Instituto de Pesca Artesanal (IPA), que será inaugurado nesta quarta-feira (dia 25/04), às 9h, na comunidade de Bananeiras, em Ilha de Maré. O IPA é um desdobramento do projeto Rede de Maré, iniciativa do Instituto Maré Global apoiada pela Braskem, que ao longo de dois anos e meio promoveu ações com pescadores e marisqueiras das diversas comunidades no entorno do Porto de Aratu. A pesca e o marisco são as principais atividades econômicas da Ilha, que possui mais de seis mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O Instituto vem atender uma necessidade da comunidade dialogar sobre suas demandas, além de tentar facilitar a vida dos pescadores”, afirma Milton Sales de Santana, o “Seu Naná”, presidente do IPA e liderança na comunidade. “Com a inauguração do Instituto de Pesca Artesanal, contribuímos com a iniciativa da comunidade em promover a sustentabilidade pesqueira, a educação ambiental e a geração de renda”, ressalta Milton Pradines, Gerente de Relações Institucionais da Braskem no Nordeste. Durante o evento de inauguração serão entregues 151 certificados do Monitoramento Participativo da Pesca para moradores de quatro comunidades de Ilha de Maré. A solenidade contará, ainda, com apresentação artística do grupo percussivo Maresom, composto por crianças e jovens da região.
Sobre o Programa Maré Boa
Maré Boa é a marca que reúne as ações do Programa de Comunicação e Responsabilidade Social da Braskem no Porto de Aratu. Através do Maré Boa serão realizadas ações sociais, de educação ambiental e valorização da cultura nas comunidades de Candeias e Ilha de Maré, com foco no desenvolvimento regional.
Agência de Textos
Hum! aí tem coisa; a Braskem, grande poluidora ambiental apoiando algo como esse é de ficar de olhos abertos.