Fenasdetran promove 10º Congresso Trânsito e Vida
São 47 mil mortes no trânsito e 400 mil pessoas ficam com alguma sequela nos acidentes viários, por ano. Esses são os dados que a Organização Mundial de Saúde aponta para o Brasil. É com o objetivo de discutir segurança no trânsito que a Fenasdetran vai sediar, em Salvador-Ba, nos dias 26 e 27 de outubro deste ano, o 10º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida 6º Internacional.
Com o tema principal – “SEGURANÇA E MOBILIDADE URBANA: as ações da década foram suficientes?” – tem como objetivo principal promover debates, fomentar novos conhecimentos, e disseminar informações sobre segurança no trânsito.
Umas das principais causas de acidentes nas estradas brasileiras é o excesso de velocidade. Em 2017 foram registradas mais de 13 milhões de infrações por excesso de velocidade, comparado a 2016 que registrou 14 milhões durante todo ano.
Entre as dez infrações mais cometidas pelos brasileiros estão: dirigir sem cinto de segurança com 284 mil ocorrências, avançar o sinal vermelho somando 197 mil registros e, por último, estacionar em local proibido com 130 mil ocorrências.
Uma outra característica grave que vem sendo observada no trânsito é o uso de celular pelos motoristas. Com o desenvolvimento de novas tecnologias que vem sendo utilizada no dia a dia como ferramenta de trabalho e de comunicação, a exemplo do aplicativos WhattsApp, Instagram, Facebook, Telegram e mais dezenas de outros, vem sendo um motivo preocupante diante do volante. É necessária uma discussão e fiscalização pelos órgãos de trânsito nas cidades, municípios e estradas federais.
Mas há um sinal verde para as ocorrências nas rodovias federais brasileira; comparado entre 2015 a 2017 houve uma queda nos índices de acidentes nas estradas federais. Segundo informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal, o número de óbitos caiu para 6,8% em 2016 comparado ao ano anterior. O número geral de acidentes com ilesos, feridos leves ou graves, diminuiu 21%. Em 2015, foram registradas 122 mil colisões de veículos e, em 2016, este número caiu para 96,2 mil.
Durante o congresso serão discutidas ideias que pensarão como fazer para diminuir cada vez mais os acidentes de trânsitos no Brasil, aplicando no cotidiano a fim de promover uma educação no trânsito, trazendo uma melhor qualidade de vida e de relação entre os motoristas e pedestres.
O evento terá como participantes nomes renomados na área de segurança no trânsito como: Cássio Honorato, promotor de justiça do Estado do Paraná; Pedro Correia , Editor de duas obras sobre Trânsito; Dirceu Rodrigues Alves – Diretor do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMETE e Luís Carlos Paulino – Tenente da Polícia Militar do Ceará, bacharel em Direito, pós-graduado em Gestão e Direito de Trânsito, autor do livro “Trânsito no Brasil: Desafios à Efetivação do Direito de Ir e Vir e Permanecer Vivo” e Consultor da Fenasdetran.
Fonte: Fenasdetran/DETRAN