Presidente inspecionou obras de requalificação na Assembleia
O presidente Angelo Coronel inspecionou ontem as obras de requalificação do plenário, certificando-se da conclusão dos trabalhos no final do recesso, em 1º de agosto. A reforma deixou o local irreconhecível, sem o tradicional carpete verde, o revestimento de cortiça nas paredes. Até a bancada de trabalho dos deputados foi removida. Ele conversou com a equipe de Engenharia da ALBA, foi tranquilizado com relação aos prazos e conheceu detalhes do projeto dessa reforma que abarcará também a sala do cafezinho, o tradicional ponto de encontro dos parlamentares e jornalistas. Esteve ainda no Departamento Médico-Odontológico, na portaria e sala do cafezinho, igualmente em obras e lemrou que tudo está sendo custeado pelo orçamento da ALBA, fruto das economias obtidas no primeiro semestre.
Além da troca do carpete com mais de uma década de uso (com o dobro do peso, graças à poeira acumulada) e do revestimento das paredes (atacado pelo mofo e cupins), o painel eletrônico ganhará um up grade – será de LED, servindo também para a projeção de vídeos. Mas a modernidade não ficará por aí, pois uma rede lógica está em instalação, a iluminação e o sistema de som serão modernizados acabando com uma queixa permanente dos funcionários, parlamentares e visitantes. Mas o que empolga o deputado Angelo Coronel é a instalação de IPADs nas bancadas de trabalho, que serão repaginadas, assim como as poltronas, permitindo aos deputados estaduais consultar a pauta de votações, checar o andamento de projetos, emendas ou a ordem do dia em tempo real.
PAPEL ZERO
A informatização de toda a estrutura administrativa e legislativa é um compromisso do presidente Angelo Coronel, adepto da política “papel zero”, exceto naqueles casos em que a lei determinar a conservação do papel – como é o caso de recibos de pagamentos de tributos e outros documentos específicos. Ele se reuniu com o chefe de gabinete, Márcio Barreto, o superintendente de Recursos Humanos Francisco Raposo e a equipe da Engenharia para se inteirar do cronograma de trabalho e do andamento das licitações feitas para as reformas que serão feitas no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, que não se resumirão ao plenário, pois o prédio “tem algumas alas, literalmente desmoronando”, frisou.
Na visita ao plenário, ele estava acompanhado pelo líder do governo, deputado Zé Neto (PT), e pelo deputado Alex Lima (PTN), além de Márcio Barreto, que detalhou os serviços em execução. Depois de conversar também com operários que trabalham na obra, o deputado Angelo Coronel reafirmou a urgência dessa reforma no período de 30 dias do recesso do meio de ano, pois o plenário, além de mal iluminado, era insalubre e tinha um sistema de som sofrível – que dificultava até as transmissões dos debates e votações através da TV Assembleia e das emissoras comerciais.
As modificações no plenário “Deputado Orlando Spínola” serão as de maior impacto nessa fase inicial de requalificação do prédio sede da Assembleia, mas as comissões técnicas também serão modernizadas e duas outras salas para esses colegiados estarão prontas até o final do ano. No dia primeiro de agosto também estará requalificada a portaria, cuja bancada de identificação de visitantes será reposicionada, assim como as catracas de acesso para dar mais fluidez ao trânsito de pessoas e o local ganhará equipamentos para detecção de metais – pois já foram identificados pessoas armadas transitando no local.
Os deputados Angelo Coronel, Zé Neto e Alex Lima estiveram também nas novas e ampliadas instalações do protocolo, no térreo do Edifício Wilson Lins e no Serviço Médico, que ganhará mais espaço com a retirada do Corpo da Guarda do local atual será relocado para uma área nas proximidades, onde funciona uma oficina para reparo de carros oficiais. Nessa área serão instalados aparelhagem de ultrassom, fisioterapia e RPG para atender os deputados e funcionários.
A requalificação do Palácio Deputado Luís Eduardo abrangerá ainda as redes de água e esgoto (para evitar vazamentos), elétrica (com fito na economia e prevenção de incêndio) e lógica (para obtenção de maior velocidade e segurança para o tráfego de dados e internet). A ênfase na rede de dados será grande, pois o uso da intranet será ampliado – inclusive para a marcação de ponto pelos funcionários já em agosto – no bojo da política de “papel zero” que começou pela Superintendência de Recursos Humanos que disponibilizou aplicativo de celular que permite ao funcionalismo acesso a seus dados de cadastro, marcar férias ou licenças prêmio, averbar tempo de serviço e verificar contracheques (no dia em que a folha de pagamentos for fechada).
Esta reforma vai transferir a Procuradoria Jurídica para o primeiro andar, saindo da parte posterior do térreo (atrás da pirâmide onde funciona o plenário). Ali, explicou o presidente da ALBA ,na verdade é “um puxadinho” que não existia no projeto original do prédio. Toda a pirâmide ficará livre, e ainda da rampa se poderá ver a área verde do parque Pituaçu e o mar. “A bela sede do Parlamento do povo baiano será valorizada também com uma iluminação cênica para ser ainda mais conhecida por nossa gente, nosso povo, se transformando num ponto turístico de Salvador”, frisou ele. (Ascom)