Três praias de Salvador podem concorrer a selo Bandeira Azul no próximo ano
O selo Bandeira Azul é atribuído anualmente pela organização não governamental Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental) a praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental. A certificação é dividida em quatro grupos: educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança e serviços.
De acordo com o secretário municipal da Cidade Sustentável (Secis), André Fraga, as praias vão ser incluídas na fase piloto do selo quando as obras de requalificação forem iniciadas. “No período das obras, a gente já pode colocar a praia na fase piloto, que é de adaptação, de avaliação da bandeira azul. Dentro dessa fase piloto, já se inicia no programa e já vai ajustando às eventuais necessidades”, explicou o secretário.
A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre do próximo ano. O selo foi solicitado pela comunidade de Stella Maris. O trecho já atende a um dos critérios exigidos pelo programa, que é a balneabilidade da água.
O processo de inclusão das praias de Salvador no programa faz parte do Plano de Gerenciamento Costeiro da cidade. “Estamos discutindo o plano de direcionamento costeiro, e existe uma orientação, para que todas as praias de salvador sejam bandeira azul, mas isso é algo a ser feito a longo prazo”, explicou o secretário. (Correio)