O salário mínimo 2017 deve ser reajustado sem aumento real sobre a inflação
O reajuste do mínimo nacional é uma das mais importantes medidas do Governo Federal, e uma das mais aguardadas todos os anos pelo trabalhador brasileiro, afinal, mais de 40 milhões de trabalhadores e trabalhadoras têm o mínimo nacional como seu rendimento mensal. Esse ano, o aumento do salário mínimo 2017 foi mais magro do que nos anos anteriores: agora, o mínimo 2017 deve ser reajustado sem aumento real sobre a inflação acumulada. Dessa forma, o valor do mínimo do início de 2017 terá o mesmo poder aquisitivo do início de 2016, embora os números sejam efetivamente maiores.
Ainda não foi anunciado o valor oficial do salário mínimo 2017. A equipe econômica deve liberar o valor oficial apenas em Janeiro, mas já há estimativas de um valor para o mínimo nacional: R$ 946,00.
Esse valor representaria um aumento de cerca de 9,5% sobre o valor do mínimo 2016, que era de R$ 880,00. Isso significa que a União vai aumentar o mínimo apenas par cobrir o índice da inflação, sem aumento real do valor do mínimo nacional. Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo ao mês deve ter o mesmo poder aquisitivo no início de 2017 comparado ao que ele tinha no início do ano anterior;
Valor do Salário Mínimo Regional 2017
Normalmente o anúncio dos Estados sobre o valor do mínimo regional ocorre alguns meses após o anúncio do mínimo nacional. Atualmente, apenas 5 estrados brasileiros possuem um regime de mínimo regional para os trabalhadores empregados em seus territórios:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
Nos demais estados, por não haver regulamentação do salário mínimo regional, o mínimo segue sendo o nacional. Vale lembrar que o mínimo regional nunca pode ser inferior ao mínimo nacional.(salario minimo 2016)