Chapa do pré-candidato Ivã de Almeida vence eleição para o Conselho do Vitória
Um dia marcante para a história do Vitória. Mesmo com o clube ainda fechado à democracia plena, sócios-torcedores exerceram seu direito de escolher o futuro do Leão pelos próximos três anos. A chapa Vitória do Torcedor, encabeçada pelo pré-candidato à presidência Ivã de Almeida, venceu a eleição para o Conselho Deliberativo com 528 votos dos 1.578 que participaram do pleito nesta quinta-feira (16). Vitória de Todos Nós, de Ricardo David, ficou em segundo com 405 votos, seguido por Vitória Gigante (391), de Paulo Carneiro, e Vitória Cada Vez Maior (246), do atual presidente Raimundo Viana. Ainda tiveram oito votos nulos. Agora, os 200 novos conselheiros eleitos escolhem o novo presidente também pelo próximo triênio. O presidente do novo Conselho Deliberativo será Paulo Catharino Gordilho Filho.
O dia de votação teve de tudo. Comandada pelo ex-presidente Paulo Carneiro, a chapa Vitória Gigante levou ao Barradão diversos jogadores da década de 90, como Kleber, Eloy, Dão, Fernando, Adoilson, Júnior Nagata, Paulo Isidoro e Pichetti.
O grupo Vitória de Todos Nós, que apoia o pré-candidato Ricardo David, teve o ex-volante Vanderson como seu cabo eleitoral.
Atual presidente do clube e pré-candidato da chapa Vitória Cada Vez Mais Forte, Raimundo Viana fez boca de urna durante todo o dia. “É dia de decisão. Uma final. Cada esforço é válido para a continuação de um trabalho”, disse Raimundo Viana, enquanto conversava com alguns sócios.
O Vitória do Torcedor, por sua vez, teve Ivã de Almeida e o ex-diretor do clube, Sinval Vieira, fazendo campanha.
Cada chapa armou uma tenda na entrada do Barradão. Adesivos, camisas e santinhos eram distribuídos, além de cantos a favor da chapa. Tudo caminhava tranquilamente, até que a torcida organizada Os Imbatíveis deu de cara com Paulo Carneiro, que acabou hostilizado e finalizou sua boca de urna mais cedo. A organizada chegou a querer agredir o candidato, que se retirou do local. Paulo Carneiro ficou dentro do Barradão acompanhando o voto e a apuração.
“Não tem problema. Eles sabem o meu posicionamento sobre torcida organizada. Darei todo suporte e o espaço deles, mas não dou um centavo de ingresso”, disse Paulo, que acabou votando separado da urna tradicional, pois a decisão sobre seu retorno ao Conselho ainda está em trânsito na Justiça. A torcida Os Imbatíveis, na sua maioria, apoiou o Vitória de Todos Nós, do candidato Ricardo David, o mesmo de Vanderson. “Todos sabem meu amor pelo Vitória. O que estou vendo aqui, este exercício de democracia, deixa o clube ainda mais grandioso”, disse o Pitbull.
Para o presidente da comissão eleitoral, Mhércio Medeiros, tudo transcorreu bem e dentro do previsto. “Foi um dia histórico. Tudo ocorreu conforme previmos e agora cabe ao novo Conselho Deliberativo convocar a eleição do novo presidente do clube”, disse. Os novos conselheiros têm até 48 horas para divulgar o edital. A eleição para confirmar o novo presidente do rubro-negro acontecerá na próxima segunda-feira (19). (Correio)