Hamilton é primeiro no GP da Grã-Bretanha
Hamilton e Rosberg alinhados na primeira fila. Luzes vermelhas acendem e vão apagando uma a uma. Mas a disputa entre os companheiros de equipe nas primeiras voltas não aconteceu. A chuva, esperada em Silverstone no treino classificatório, sem ter aparecido, chegou no domingo. Com a pista molhada, a largada foi com o Safety Car.
A emoção demorou acontecer. Apenas na sexta volta o carro de segurança voltou para os boxes e os pilotos puderam acelerar pra valer.A partir da volta 10 a pista começou a secar, as velocidades aumentaram e as disputas por posição se iniciaram.
Volta 16, ainda com partes da pista molhada, Vettel foi para o boxe e colocou pneu médio, para asfalto seco. Com pneu slick, fazendo uma volta rápida atrás da outra, o alemão acabou pegando uma parte de água e aquaplanou. Por sorte, parou em área de asfalto e conseguiu voltar para a prova.
Na volta 17 uma disputa de posição incrível entre Rosber e Verstappen. O holandês fez uma manobra muito arriscada, colocou por fora numa curva de alta e assumiu a segunda posição. Nem quando os dois carros da Mercedes foram aos boxes e, em seguida, Max, as posições foram alteradas.
Massa mostrou saber defender sua posição. Sofreu pressão pela oitava posição de uma Force India e, mais tarde, pela nona de Fernando Alonso. O espanhol chegou a ficar lado a lado com o brasileiro e com duas rodas quase na grama, mas Felipe foi firme e continuou em nono.
Voando na pista ainda molhada em muitas partes, Verstappen ultrapassou Rosberg e abriu distância. Cinco voltas depois, a diferença entre eles era de mais de 2s. Só na volta 24, com grande parte da pista já seca, Nico começou a diminuir essa diferença.
Na volta 25, depois de Verstappen e Raikkonen, foi a vez de Alonso aquaplanar. O espanhol parou na caixa de brita mas não impediu o bicampeão de voltar para a prova. Quando voltou, Bottas e Nasr estavam na cola dele. O finlandês foi agressivo mas não conseguiu a posição de Fernando. O brasileiro aproveitou e partiu para cima da Williams, fazendo a ultrapassagem e assumindo a décima quarta posição.
Volta 28 Hamilton parecia tranquilo sem ninguém para pressioná-lo. Porém o líder da prova passou direto na curva 1 , mesmo ponto onde Alonso teve problema, mas evitou a caixa de brita e voltou logo para o traçado. Vindo mais atrás, Verstappen, já com Rosberg a menos de 1s, também cometeu o mesmo erro mas também voltou normalmente.
Com Hamilton em primeiro, Verstappen em segundo e Rosberg em terceiro, Nico ficaria apenas um ponto à frente de Lewis no Mundial de Pilotos. Por isso, o alemão passou a pressionar muito o holandês. A batalha durou cerca de seis voltas, finalizando com a Mercedes à frente, 8.8s atrás do seu companheiro de equipe.
Na volta 39 Vettel tentou ultrapassar Felipe Massa, perdeu o ponto de freada, saiu da pista, jogou Massa também para a área de escape e voltou à frente do brasileiro. O incidente está sob investigação pelos comissários de prova.
Com cinco voltas para acabar, Rosberg forçando o ritmo para tentar alcançar Hamilton, um problema apareceu no carro do alemão. Pelo rádio, ele ouviu para pular a sétima marcha. Com o defeito, o alemão teve que diminuir o ritmo e deixou Verstappen se aproximar, além de ficar sob investigação por causa da instrução recebida pelo rádio
O Holandês não conseguiu a segunda posição e a prova terminou assim mesmo, com Hamilton em primeiro e Nico e Max completando o pódio. Felipe Massa terminou em décimo primeiro e Felipe Nasr em décimo quinto. Depois da prova, Hamilton pulou a barreira de proteção e foi comemorar junto com a torcida. Depois do pódio, o inglês foi além, foi para os braços dos fãs.(IG)