GeralNotíciasTurismo

Prodetur torna a Baía de Todos-os-Santos polo de turismo náutico

O plano de ação para o incremento do polo náutico na Baía de Todos-os-Santos foi apresentado pelo secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, nesta quarta-feira (8), aos participantes do II Fórum Internacional sobre Gestão de Baías, na Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador, promotora do evento em parceria com o Pacto Global da ONU e jornal Correio.
Durante o painel sobre ‘Investimentos Sustentáveis na Baía de Todos-os-Santos’, Pelegrino mostrou um panorama geral das ações previstas no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), salientando que a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) está em fase de validação de contratos para realizar um Estudo de Demanda Turística.
O objetivo do levantamento é detalhar como deve ser feita a ampliação da infraestrutura para o turismo náutico, entre outros itens. Também participaram do debate os secretários municipais Érico Mendonça (Cultura e Turismo) e Jorge Khoury (Salvador Cidade Global) e a promotora Cristina Seixas. O mediador foi o presidente da Associação Baiana de Imprensa, Walter Pinheiro.
A transformação da BTS em um produto turístico competitivo conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê investimentos de US$ 84,7 milhões, disse Pelegrino em sua explanação. Estrategicamente, o Prodetur estabelece a promoção do turismo náutico de forma integrada ao segmento cultural.
“Os investimentos vão proporcionar avanço da infraestrutura náutica, melhoria dos serviços e da gestão ambiental para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo e geração de emprego”, enfatizou o secretário. As ações são integradas e incluem proteção do patrimônio cultural, educação socioambiental e controle de resíduos sólidos em 18 municípios situados no entorno da baía. A recuperação do Museu Wanderley Pinho, no município de Candeias, faz parte do programa. 
Ascom/ (Setur)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *