NotíciasSem categoria

Animais domésticos já podem ser transportados em ônibus

Pets deverão ser levados por seus responsáveis em equipamentos adequados - Foto: Lúcio Távora | Ag. A TARDE
Quem tem animal de estimação já pode transportá-lo nos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros de Salvador. A autorização foi dada pelo Decreto Municipal 27.307, que foi publicado no Diário Oficial de nesta quarta-feira, 8.
A novidade agradou a quem possui pet, não tem carro e tinha dificuldade para levar os animais ao veterinário, por exemplo, como a estudante de jornalismo Patrícia Souza, 23.
“Acho válida a regulamentação, desde que tanto os motoristas de ônibus como os donos de animais coloquem em prática. Ainda existe muito preconceito dos motoristas”, disse a estudante.
Os animais domésticos de pequeno porte, com peso de até 10 quilos vão poder ser transportados, com exceção dos dias úteis nos horários compreendidos entre as 5h30 e 8h30, e entre as 16h30 e 20h30, horário de maior fluxo de passageiros.
Cão-guia
A limitação de peso não se aplica ao cão-guia, que deverá estar acompanhado da pessoa com deficiência visual. Os animais deverão ser transportados por seus responsáveis em equipamentos adequados, feitos de material liso, com ventilação adequada, que impeça vazamento e garanta a segurança, higiene e conforto do animal e dos demais passageiros do coletivo.
O passageiro, ao transportar o animal doméstico, deverá portar certificado de vacinação atualizado e, quando se tratar de aves ou animais silvestres, apresentar a respectiva autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Só poderão ser transportados dois animais por veículo.(A Tarde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *