Novo Píer será construído em Itaparica
No cais de Itaparica, em frente aos mercados municipais de Santa Luzia e Carneiro Ribeiro, será construído o primeiro atracadouro público da região.
“As embarcações de grande porte não atracam aqui, vão para Amoreira, Ponta de Areia, porque aqui não temos píer público para essa demanda”, diz Marcelo Sacramento, coordenador de Defesa Civil do município.
Ele explica que há dois equipamentos do tipo na região, mas um pertence à Marinha e o outro é de propriedade de uma marina.
“Com a construção, essepode se tornar uma opção de desembarque quando a maré estiver baixa em Mar Grande e o número de visitantes pode, inclusive, aumentar”, aposta.
Segundo ele, a empresa vencedora da licitação – a Domo Arquitetura Engenharia e Projetos Culturais Limitada – realizou um estudo de simetria para que o atracadouro seja construído em local adequado, onde não haja problema com a maré baixa.
Depois de pronto, a prefeitura pensará em uma estrutura para cobrança de tarifas. Atualmente as travessias para a Ilha de Itaparica, que engloba os municípios de Itaparica e Vera Cruz, são feitas pelo ferry boat, até Bom Despacho, ou pelas lanchas, até Mar Grande.
Na alta estação, cerca de 10 mil pessoas são transportadas diariamente pelas lanchas, segundo o presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), Jacinto Chagas.
Quando há problema com a maré baixa, ele conta que as embarcações ficam paradas por até três horas.
Entretanto, ele diz que o píer de Itaparica fica mais distante e que a travessia demandaria mais tempo.
Destino
Itaparica é conhecida por suas águas transparentes e calmas e pelos casarões erguidos no século XVII.
Quem visita o local pode fazer trilhas ecológicas em remanescentes de mata atlântica, visitar rios e manguezais. Apesar dos atrativos, José Alves, presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens da Bahia (Abav), diz que a maior parte das visitas é feita por soteropolitanos, o que indica que o local precisa de mais divulgação.(A Tarde)