NotíciasSaúdeSem categoria

Atenção: 26 de maio o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Dia 26 de maio é Dia Nacional de Combate a Cegueira causada por Glaucoma. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é a segunda e a principal causa de cegueira irreversível no mundo – atinge mais de 60 milhões de pessoas acima de 40 anos – e a cada ano surgem mais 2,4 milhões de novos portadores. No Brasil, já existem cerca de um milhão de casos da enfermidade. “O glaucoma é uma doença do nervo óptico. Quando ocorre o dano glaucomatoso, essa lesão é irreversível, já que as células nervosas não se regeneram. Dessa forma, o diagnóstico precoce da doença é fundamental para evitar a perda da visão”, explica o dr. Yuji Abe, chefe da cadeira Especialista em Glaucoma do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).
O glaucoma afeta o nervo óptico e os danos, geralmente, são causados por um aumento da pressão dentro do olho. Mesmo assim, pacientes com níveis normais de pressão intraocular também podem desenvolver glaucoma. O tipo mais comum é o primário de ângulo aberto que, em 80% dos casos, não apresenta qualquer sintoma visual. Fazem parte do grupo de risco pacientes com histórico familiar, da raça negra e acima de 50 anos. “Não significa que pacientes abaixo de 50 anos não venham a desenvolver o glaucoma. Existem alguns tipos da doença que se manifestam desde o nascimento, no caso do glaucoma congênito; ou em crianças e adolescentes, o glaucoma juvenil; e até adultos jovens, com glaucomas secundários”, ressalta o médico.
O controle da doença pode ser feito com colírios e, mais recentemente, com tratamentos a laser. Em alguns casos, é necessário se submeter à cirurgia para auxiliar na redução da pressão intraocular. Só o oftalmologista pode diagnosticar o problema corretamente por meio de exames oftalmológicos completos como a tonometria, que mede a pressão intraocular; a fundoscopia, a retinografia e a tomografia de coerência óptica, que permitem a avaliação do disco óptico e estruturas da retina e também os testes de função visual através de exames como a campimetria computadorizada. “Muitos pacientes quando descobrem que têm glaucoma já estão com a doença avançada e já perderam parte da visão. Por isso, a importância de levarmos à população estas informações e estimularmos os exames precoces o quanto antes, para evitar danos maiores, como a cegueira. Não podemos evitar que o glaucoma apareça, mas podemos sim evitar a cegueira causada pela doença”, afirma dr. Yuji Abe.(HOB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *