Lençol inteligente monitora o sono e pode até despertar usuário
A novidade é mais um indício de que 2015 é mesmo o ano da “Internet das Coisas”. Mais de três mil e oitocentas pessoas contribuíram com a campanha do Luna, o lençol inteligente; o projeto arrecadou 820 mil dólares e já está em fase de produção.
Entre suas principais funções, o lençol aquece a cama, monitora seu sono e até te despertar de forma gentil e inteligente, que o acorda em um momento de sono leve para um despertar mais gentil. A tecnologia embarcada no lençol monitora seus movimentos e identifica momento correto do seu ciclo de sono para que você acorde em seu nível de energia mais alto e não corra o risco de entrar em um sono profundo próximo da hora de acordar. Todas as informações são transmitidas via wi-fi para um aplicativo no smarthphone. É possível selecionar diferentes temperaturas para cada lado da cama. Mais do que isso, o Luna ainda aprende o horário que você costuma dormir para deixar a cama sempre em uma temperatura confortável antes mesmo de você deitar.
Repleto de sensores, o lençol é inclusive capaz de monitorar a qualidade do seu sono.
A startup que criou o Luna inclusive já tem parceria com outras empresas para integrar o lençol inteligente com termostatos, fechaduras, lâmpadas, e outros objetos conectados. A idéia é que, se por acaso você simplesmente deitar e dormir, o lençol seja o responsável por trancar as portas da casa e apagar as luzes, por exemplo.
As primeiras unidades – segundo os criadores, muitas adquiridas por brasileiros – devem começar a ser enviadas a partir do final de agosto e custam a partir de 200 dólares dependendo do tamanho. Eles enviam para o Brasil, mas cobram uma taxa extra de 50 dólares.
(Olhar Digital)