Tia Eron participa das atividades do mês da consciência negra
No final da tarde desta terça (11), a secretária Municipal da Reparação – Semur, professora Ivete Sacramento, se reuniu com Fabio Tucilho, diretor da Record – Bahia para anunciar que a empresa foi contemplada com o Selo da Diversidade Étnico-Racial. Também estiveram presentes: a vereadora Tia Eron – PRB, eleita deputada federal em outubro e membros da Semur: Leomar Borges, coordenador; Claudio Abdala, subsecretário e Jaqueline Sobral, supervisora.
Ainda no encontro, a professora Ivete ressaltou que o selo é um programa que faz creditação as empresas que atuam na área do empreendedorismo da população negra. Ela, explicou ao diretor da emissora de TV que o selo que é concedido a empresas que tem compromisso com o combate a discriminação racial através da constituição do emprego e renda para jovens de população negra. “Nós identificamos nesse grupo da Record esse compromisso e estamos oferecendo a oportunidade de receber esse selo em dezembro”, completa.
A certificação de empresas com o Selo da Diversidade Étnico-Racial já acontece desde dezembro de 2013, sendo que 44 empresas e organizações já foram contempladas e a meta é atingir 65 certificações até 2015. O subsecretário da reparação, Leomar Borges, explica que as empresas certificadas vão ter alguns benefícios ou contrapartidas do município, como: ao participar de licitações receberão pontuação especial se elas forem certificadas por terem uma cota de negros na sua estrutura organizacional. Outro benefício é que serão realizadas campanhas para orientar o consumidor a buscar produtos e serviços das empresas que tenham o selo.
Mas o subsecretário da reparação acrescenta que esses benefícios serão possíveis as empresas através do projeto de Tia Eron que complementa da Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira no país. A vereadora, então, disse estar sempre na luta para proporcionar oportunidades. “A grande expectativa agora é, exatamente, a aprovação do projeto que beneficia a população negra da nossa cidade”, completa.
Ainda na reunião na diretoria da Record, foi divulgada a programação em homenagem ao Mês da Consciência Negra e dentre outros eventos estão: dia 19 – Inauguração da Unidade Permanente do Observatório da Discriminação Racial e LGBT, localizado no Clube de Engenharia, na Rua Carlos Gomes; dia 20 – No dia seguinte, às 10h, acontece a Caminhada da Consciência Negra em Ilha de Maré.
Dia 20 – Caminhada de entidades negras, do Curuzu até a Liberdade; dia 26 – Teatro Castro Alves, às 15h, será realizada a Mostra Criativa Salvador Arte e Cultura Negra. Dia 28 – Prazo final que serão aceitas as inscrições das empresas para outorga do Selo da Diversidade Étnico-Racial, com cerimônia no dia 11 de Dezembro, às 18h, no hotel Monte Pascoal na Barra.
Por Noel Tavares