CiênciaSem categoriaTecnologia

Aparelhos celulares podem transmitir doenças

Por ficarem em constante contato com as mãos, aparelhos celulares estão expostos ao acúmulo de ácaros e bactérias, que podem trazer doenças. Limpeza é obrigatória

Como qualquer outro utensílio, os aparelhos celulares estão expostos ao acúmulo de ácaros e bactérias, já que ficam em constante contato com as mãos, região mais exposta do corpo pela necessidade de tocar em objetos e em outras pessoas. Porém, essa exposição pode trazer doenças para quem os manuseia, o que torna obrigatória a limpeza periódica dos aparelhos.
De acordo com o biomédico Igor Cruz, se o microrganismo presente na superfície do celular for nocivo à saúde, e após o contato a mão for levada à boca com alguma lesão, pode haver contaminação. 
“Já foi comprovado que microrganismos patogênicos podem sobreviver na superfície dos telefones celulares, o que contamina estes aparelhos. As bactérias mais comuns são o Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Enterococcus e outros tipos de Staphylococcus. Alguns desses microrganismos podem provocar dermatite e até intoxicação alimentar”, – explica o especialista.
O especialista salienta que um dos erros mais comuns é não higienizar o aparelho após a queda no chão, um dos maiores recipientes de bactérias do meio ambiente. “Porem, é importante saber que neste caso o aparelho de celular é o recipiente para microrganismos e a mão é a que os transporta. Ou seja, após o uso do aparelho, se o indivíduo coçar os olhos, ou a pele, e por a mão na boca, provavelmente vai haver uma contaminação”, afirma.
Uma maneira de reduzir as contaminações bacterianas nos aparelhos celulares pode ser o uso frequente de soluções germicidas ou o álcool 70%. 
Dicas do especialista:
1°Desligue o aparelho
2°Retire sua parte traseira
3°Utilize uma toalha limpa ou papel absorvente, embebido em álcool 70% (não encharque).
4°Passe na tela e no teclado
5°Enxugue com uma toalha limpa ou papel absorvente
6°Repita a operação.
7°Aguarde uns 15 minutos para que o resíduo do álcool entre o teclado evapore.
8°Remonte o aparelho e ligue.
A recomendação do especialista é realizar o procedimento periodicamente, ou se o usuário colocou as mãos em material contaminado e depois usou o celular (Ex. Profissionais de saúde).
(o fluminense)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *