EconomiaSem categoria

Aumenta inadimplência de dívidas de até R$ 250

Na pesquisa de novembro, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) constatou um inesperado aumento da inadimplência de dívidas de até R$ 250, como mostra o gráfico abaixo. Isso não acontecia desde julho, segundo a economista Luiza Rodrigues. Em outubro, elas eram 32,98% dos registros em atraso e, em novembro, passaram para 33,15%, segundo o SPC, que enviou os dados ao blog com exclusividade.
A economista acha que o movimento ainda pode ser considerado pontual, mas pode indicar também que os brasileiros começam a ter dificuldades para pagar dívidas de menor valor.
– Pode ser que a inflação esteja prejudicando as pessoas de renda mais baixa que têm dívidas de menor valor. Estamos falando de dívidas com atraso de mais de 90 dias, o que mostra que as pessoas estão com dificuldade para pagar – explica a economista.
Por outro lado, continua caindo a participação de registros de maior valor, devido à desaceleração do mercado automotivo, que concentra essas dívidas, segundo o SPC Brasil.
A pesquisa mostra também que o número de dívidas em atraso aumentou 0,75% em novembro em relação a outubro.
Mais inadimplentes
Outro dado inesperado é o aumento em 0,83% do número de pessoas físicas inadimplentes entre outubro e novembro, mês que, geralmente, registra queda. Isso pode estar relacionado, segundo Luiza, à desaceleração da massa salarial em termos reais. Em novembro do ano passado, por exemplo, tinha caído 0,33%.
A pesquisa mostra que a inadimplência está concentrada na faixa entre 25 e 49 anos, que representa 53,3% dos adultos brasileiros, mas concentra 62,5% dos inadimplentes.
– Esse período da vida coincide com aquele em que a família assume mais compromissos financeiros, como casa própria, carro e tantos outros – explica a economista.
Blog Míriam Leitão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *