Câmara de vereadores deve dificultar aprovação do orçamento 2014 em Porto Seguro
A Câmara Municipal de vereadores de Porto Seguro, deve dificultar a aprovação do orçamento 2014 que a prefeitura municipal enviou para a casa e os vereadores ainda não colocarão na pauta.
O orçamento 2013 foi aprovado atendendo todas as solicitações do executivo, inclusive autorizando um remanejamento de verbas na casa de 50%, o que predispôs uma flexibilidade grande no primeiro ano do mandato da prefeita Claudia Oliveira.
Segundo o líder do governo, vereador Evaí Fonseca, o orçamento 2014 voltou para o executivo para que algumas alterações fossem feitas, “O orçamento veio com um remanejamento de 90%, como não foi aceito, voltou e deve vir com um pedido de 50%, o que é um percentual considerável”, disse Evaí.
Segundo alguns vereadores, mesmo o remanejamento de 50% não será aceito e os mais insatisfeito acreditam que não pode passar de 10%. Para um advogado especialista em administração publica consultado, “Há um percentual do orçamento que pode ser remanejado, possibilitando a prefeitura gasta-lo em atividades não previstas inicialmente. Esse percentual varia anualmente, sendo estabelecido por meio de negociações entre o executivo, o legislativo e deveriam ser ouvidos também os representantes da sociedade civil”.
O assunto promete ainda render muito e agora é hora dos chamados acordos, onde o legislativo vai buscar mais espaço junto ao executivo, que por sua vez demonstra ser linha dura e mesmo assim manter a “guerra fria” entre executivo e legislativo administrada, afinal cada um sabe onde o calo aperta.
Luzio Nunes da Namidia Comunicação