Sem categoriaVera Cruz

Vera Cruz: População do município vê com maus olhos o projeto do gestor Magno do PT

Foto: Assinado contrato para início das obras da Escola da Cidadania de Vera CruzNo último dia 30 de agosto o prefeito do município de Vera Cruz, Antônio Magno (Magno do PT) inaugurou o que chama de “Pedra Fundamental” que segundo ele, ‘é o marco para a construção do maior centro de educação do recôncavo baiano’. A cerimônia aconteceu no local onde a obra está prevista para acontecer, no Alto do Riachinho, em Mar Grande e o nome do projeto se chama Escola de Cidadania.

Em entrevista para uma mídia local, o prefeito ressaltou que o município de Vera Cruz avançou em educação, destacando os péssimos índices no ano de 2009, quando o gestor estava no começo de seu primeiro mandato.

Vera Cruz e a Educação


Vera Cruz conta com dois grandes colégios municipais: O Colégio Municipal Profª Dáulia Angélica Souza Santos, na localidade de Barra do Gil e o colégio Municipal de Vera Cruz, em Tairú, e desde muito tempo não houve nenhuma grande obra de revitalização dos centros que já existem. O fato é que a população recebeu esse suposto projeto com dúvidas e receios. Recentemente, um dos principais veículos de comunicação da Bahia fez uma reportagem a respeito do descaso em que se encontram as escolas do município, além de cobrir a passeata organizada pelo povo para protestar a péssima qualidade de gestão de Magno.

As críticas em Redes Sociais

Uma das ferramentas que a população está se servindo para criticar esse suposto projeto é através das redes sociais. Perfis, como: Vera Cruz Pede Socorro, Vera Cruz Denúncias e Olhai Por Nós Vera Cruz estão largamente criticando a postura do gestor diante dos problemas da cidade e – com destaque em Vera Cruz Pede Socorro – a inauguração deste memorial: “Gente coloque uma coisa na cabeça… Primeiro se constrói, recursos, coloca de pé o que se está querendo realizar, depois se inaugura e só então viria a tal PEDRA FUNDAMENTAL, como o projeto não é e nunca se realizará, como tantos outros, veio primeiro a pedra que só e tão somente ficará lá…”, enfatizou a Sra. N. M, numa postagem do perfil Vera Cruz Pede Socorro.
Outro perfil que prefere ficar anônimo destacou: “O cumulo do Absurdo é saber que utilizam o dinheiro para “gracinhas publicas” ridículos!”, se referindo ao erro de português que continha na placa do memorial onde se referia ao secretário de Educação como “CECERTÁRIO”.
Charges, memes dentre outras críticas estão circulando as redes sociais, debatendo a eficácia desse projeto, que já começa com dúvidas e discrepâncias. Até o vereador Coité Filho resolveu se pronunciar diante da repercussão que o ativismo das redes tem causado, divergindo de opiniões e discordando da atitude do que ele chama de “maldade gratuita” o vereador acrescenta que essas atitudes são de eleitores do antigo gestor que não se contentam com a derrota nas urnas em outubro de 2012.

Possível Autopromoção

Foi divulgado em uma página de debate da Uol e republicado pelo site RG em Notícias uma notícia a respeito de um gestor transgrediu a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município ao fazer autopromoção no lançamento da pedra fundamental da sede da Polícia Militar de Santa Cruz do Rio Pardo, município do Estado de São Paulo.
Segundo o art. 37, §1º, da Constituição Federal/88, “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”.
Fica a dúvida se o ato do prefeito de Vera Cruz em inaugurar essa Pedra Fundamental está associado ao delito de autopromoção.

Por Joaquim Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *