Vereadora indica ao prefeito criação de Plano de Prevenção de Chuvas
Salvador vive um problema crônico com os efeitos do período de chuvas, com mais de 2100 pontos de riscos e 100 mil pessoas vivendo nestes locais, segundo o Plano Diretor de Encostas da Defesa Civil. Diante deste contexto, a vereadora Tia Eron (PRB), vice-líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, protocolou um Projeto de Indicação (PIN nº 519/2013) ao prefeito ACM Neto, nesta segunda-feira (8), para a criação de um Plano Municipal de Prevenção às Consequências das Chuvas.
“Sofremos há muitos anos com os problemas de enchentes e deslizamentos na cidade. Sabemos onde e em que período do ano acontece, por isso, precisamos criar uma política pública mais duradoura para evitar os danos das chuvas, evitar mais mortes e feridos e, sairmos das ações emergenciais, que são mais caras, para ações preventivas”, defende a edil.
De acordo com o projeto, o plano envolveria a participação de diversos órgãos municipais e estaduais. O Plano incluiria obras de contenção de encostas, adoção de um sistema de monitoramento e alarme para prever grandes volumes pluviométricos, orientação à população para que ela saiba agir em momentos de emergência e na mudança de comportamentos para que sejam evitados o descarte do lixo e locais inadequado, entre outros.