NotíciasSem categoria

Milhares de pessoas participam de passeata do ‘Passe Livre’

A manifestação do ‘Passe Livre’ já começou e os participantes fazem uma passeata nesta segunda-feira (17) em Salvador. Com faixas e cartazes, milhares de manifestantes saíram da praça que fica em frente ao shopping Iguatemi, passaram pela av. Tancredo Neves e retornaram para o local onde o protesto começou. Lá, de acordo com testemunhas, alguns dos manifestantes começaram a tentar entrar pelas portas dianteiras dos ônibus como uma forma de reivindicar o “Passe Livre” – foco do protesto.

Alguns motoristas tentaram impedir o acesso das pessoas aos coletivos fechando as portas, mas outros não conseguiram evitar e cederam ao não pagamento das passagens. 

Parte do grupo partiu da entrada do shopping Iguatemi e encontrou a outra metade, que surgiu da Paralela em direção sentido Centro. Segundo informações do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar, no acompanhamento da manifestação na tarde desta segunda-feira foram empregados 40 policiais militares, que contaram com o apoio de 3 viaturas quatro rodas e 24 motocicletas.
Sob gritos de ‘O Gigante Acordou’, os manifestantes caminham com tranquilidade segurando faixas e cartazes que defendem o Movimento Passe Livre e outras questões sociais. A Polícia Militar porém, acredita que um grupo pequeno de manifestantes usando máscaras de gás, que tentou impedir a passagem de um veículo que furou o bloqueio, tenha viajado de São Paulo para dar apoio ao protesto. Eles se recusaram a conceder entrevista.

 De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o ato reúne cerca de oito mil pessoas. Já policiais da 35ª CIPM estimam que participam cerca de três mil pessoas.  Segundo a Transalvador, o trânsito está complicado na av. Paralela, na av. ACM, na av. Tancredo Neves e na av. Magalhães Neto. Como alguns motoristas tentam evitar estas vias, o trânsito foi afetado na Orla, nos dois sentidos.
As primeiras informações davam conta de que os manifestantes seguiriam para a Estação Transbordo, no Iguatemi, para promover o Passe Livre. Isto é, a entrada nos ônibus pela porta da frente, de maneira gratuita. De acordo com Jorge Castro, assessor de relações sindicais do Setps (Sindicato das Empresas de Transporte Passageiro de Salvador), não houve nenhum acordo para a entrada gratuita dos manifestantes nos ônibus. A informação mais atual da Transalvador é que o grupo está a caminho da Arena Fonte Nova. Apesar das diferentes informações sobre o destino da passeata, a Polícia Militar disse que ia garantir a tranquilidade do movimento. 

Segundo o major Ricardo Passos, comandante do Esquadrão Águia, os policiais estão monitorando a manifestação para tentar minimizar o transtorno no trânsito. A recomendação do governador Jaques Wagner é de evitar o confronto. Um segundo ato da manifestação já está agendado para o próximo dia 20 de junho (quinta-feira), às 14h, no Campo Grande com destino à Arena Fonte Nova. 

A manifestação acontece simultaneamente em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Belém, Fortaleza, Maceió e Vitória. Em São Paulo, são cerca de 30 mil pessoas. No Rio, especialistas da Coppe/ UFRJ estimam participação de 100 mil pessoas. Os manifestantes em todas essas capitais reivindicam, principalmente, melhorias no transporte público, na mobilidade urbana e também na acessibilidade, além de protestar contra os altos gastos do governo para construção de estádios para Copa das Confederações 2013 e Copa 2014. 
Ibahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *