Encontro de estudantes tem objetivo de conscientizar a importância dos jovens no resgate dos valores cívicos
O primeiro encontro da União dos Secundaristas do Subúrbio Ferroviário foi marcado por participação e interesse de alunos da faixa etária entre 14 a 17 anos. Cerca de 200 estudantes da rede estadual de ensino se reuniram para falar sobre a importância dos grêmios estudantis nas escolas, nesta última sexta (07).
A palestra ministrada por Gervásio Firmo, advogado e ex-líder estudantil, teve como objetivo fortalecer a imagem da UESSF perante os alunos. Além disso, o ex-líder estudantil revelou a importância dos grêmios e movimentos sociais em parte da história do país, citando inclusive a época da Ditadura Militar. “A importância de uma juventude comprometida para mudar a cara desse país, a união de vocês será o fortalecimento de uma base critica e social que serão utilizados no resto da vida de cada um. Daqui poderão sair advogados, artistas e políticos”, ressaltou.
Para o aluno Carlos da Silva Santiago o momento é especial. “Considero a formação do grêmio estudantil na minha escola como um atalho para o Poder Público”, afirmou.
A mesa do evento foi composta por membros da UESSF Cintia Oliveira, Edivan Pereira e Márcio Brasil, além do vereador J. Carlos Filho (PT), a advogada Gabriela Figueredo e a gerente de RH Meire Santos. Todos lideranças do Subúrbio Ferroviário.
“Estou aqui como exemplo de representante do Subúrbio Ferroviário que teve parte da sua formação social sendo integrante do grêmio do Colégio Estadual Bertholdo. Sou filho também de representante do local que saiu dos movimentos sindicais”, declarou o vereador referindo-se ao deputado estadual J. Carlos (PT).
Marcio Brasil, membro do UESSF, afirmou que a formação dos grêmios nas escolas será um papel importante no resgate dos valores que estão perdidos na nossa sociedade. “Além de uma ferramenta no fortalecimento do interesse dos alunos, inclusive, em frequentar as escolas”, citou.
Marcaram presença no encontro, alunos dos Colégios Estaduais Felipe Brusquet, Praia Grande, Ailton Pinto, Aristides de Souza, Anfrisia Santiago, Almirante Barroso, Helena Mata Pires, Castelo Branco, Violeta de Melo Kertész,Dalva Matos, Bertholdo Cirilo e de Plataforma.
Por Vânia Silva