UNIBAIRROS PEDE EXTENSÃO DA LINHA DOS TRENS DO SUBÚRBIO
Em acordo entre o Prefeito ACM Neto e Governador Jaques Wagner na última sexta-feira, além do metrô, a administração dos trens do subúrbio foi transferida para o governo do estado. Neste momento, todos os holofotes estão voltados para a conclusão da Linha 1 do metrô, mas outra grande carência na mobilidade de Salvador é a extensão dos trens do Subúrbio Ferroviário da cidade.
Para Joceval Tibúrcio, presidente do movimento UNIBAIRROS, não importa quem é o gestor dos trens – Estado ou Prefeitura – mas sim que as reais necessidades da população de mais de 60 mil habitantes sejam atendidas. “Recebemos trem climatizado no Subúrbio, que é interessante, mas o que realmente necessitamos é de uma linha de tarifa única com um destino mais relevante para os moradores”, afirma Joceval. O UNIBAIRROS sugere que este destino seja o Comércio e o Campo Grande, onde estão Bancos, faculdades, teatros e etc.
“É um problema de difícil solução, pois não há atrativo no destino final (Calçada)”, disse Joceval. Na gestão do ex-prefeito João Henrique, foram disponibilizados trens de graça aos domingos para estimular o público, mas a medida não surtiu efeito, indicando que o problema não está na tarifa.
PAC DA MOBILIDADE
Salvador irá receber do Governo Federal R$ 1 Bilhão para construção de complexos viários e duplicação de avenidas pelo PAC da Mobilidade, como é chamado. O dinheiro será usado também para financiar outras obras de construção do complexo viário Imbuí- Narandiba e de alças de ligação entre a BR-324 e a Avenida Luis Eduardo Magalhães.
De acordo com o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, as avenidas duplicadas terão BRTs. Ele informou ainda que o governador Jaques Wagner deve dar ordem de serviço para as obras do Complexo Imbuí-Narandiba na próxima semana.