Petista destaca importância da atuação do governo no tratamento de pacientes renais
Em lembrança ao Dia Mundial do Rim, comemorado em 14 de março, o deputado estadual J.Carlos (PT), pontuou a importância do governo em proporcionar mais assistência ao atendimento dos portadores de doenças renais.
“As doenças renais tem se tornado uma epidemia, e o número significativo de pessoas portadoras da doença aumenta cada vez mais. O governo precisa investir intensivamente em clínicas e hospitais que disponibilizem o tratamento, fiscalizando o atendimento e intensificando a produção em planos de ação para saúde alertando a sociedade na prevenção da doença”, pontuou o parlamentar.
Atualmente, 100 mil brasileiros são submetidos a hemodiálise e 400 pessoas por milhão de habitantes sofrerão, em futuro próximo, algum tipo de complicação renal, um mal que vem avançando significativamente no mundo inteiro e 1.135 pessoas estão na fila única esperando por um transplante de rim.
Segundo Eraldo Moura, coordenador estadual de transplantes, em discurso na audiência pública da Comissão de Saúde, realizada na Assembleia Legislativa da Bahia – AL-BA, “já são 32 clínicas e mais quatro estão na fase de credenciamento. No interior, unidades para a realização de transplantes também estão sendo credenciadas em Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista. Em Itabuna o processo está concluído e já foram realizados 11 procedimentos”, relatou.
Em Salvador, os transplantes podem ser realizados nos hospitais Ana Nery e São Rafael, as duas unidades realizam atendimento através do SUS.