GeralSem categoriaTecnologia

Maior ciberataque afeta internet

Segundo especialistas de segurança, a internet ficou mais lenta nesta quarta-feira (27) em todo o mundo devido ao maior ciberataque da história. De acordo com a BBC, o grupo europeu de combate ao Spam, o Spamhaus, que mantém escritórios em Londres e Genebra, acusa a empresa holandesa de serviços de data center Cyberbunker pelo ataque hacker.

Os cibercriminosos usaram a tática de Negação Distribuída de Serviço (DDoS), que inundam o Domain Name System (DNS) com tráfego vindo de servidores de inúmeras partes do mundo. A ação impactou diversos serviços, como Netflix, e pode causar problemas em bancos e serviços de e-mail.
O objetivo da organização sem fins lucrativos é ajudar provedores de e-mail a filtrar spams e outros conteúdos indesejados. Recentemente, o Spamhaus bloqueou servidores mantidos pelo Cyberbunker, que abriga sites de qualquer natureza, com qualquer conteúdo, com exceção de pornografia ou material relacionado a terrorismo.
Em declarações para o jornal New York Times, o ativista Sven Olaf Kamphuis, revelou que o ataque era uma retaliação pelo abuso de influência atribuído à Spamhaus e não deveria ser autorizada a decidir “o que acontece e o que não acontece na internet”. Já a Spamhaus acusa a Cyberbunker de estar por trás dos ataques, em cooperação com “gangues criminosas” do Leste da Europa e da Rússia.
Em entrevista à BBC, Steve Linford, executivo-chefe da Spamhaus, alega que há uma semana a organização vem sofrendo ataques cibernéticos. “Mas estamos funcionando, nossos engenheiros estão fazendo um trabalho imenso para manter-nos de pé. Este tipo de ataque derruba praticamente qualquer coisa”, aponta. Segundo o executivo, cinco polícias cibernéticas no mundo estão investigando o caso.

(Risk REPORT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *