NotíciasSaúdeSem categoria

Ministério da Saúde realiza Mobilização Nacional de Testagem de Sífilis

O Ministério da Saúde promove, de 1° a 7 de abril, Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis. O objetivo da ação “Elimine a Sífilis” é promover o diagnóstico precoce da doença, que teve 14 mil casos notificados em 2011, segundo o último boletim epidemiológico. Todos os 26 estados e o Distrito Federal foram convocados para aderir à iniciativa.

Por meio da estratégia do “Fique Sabendo”, a população terá acesso, durante toda a semana, ao teste rápido de sífilis. Diferentemente do exame de HIV, o teste é de triagem, o que significa que, em caso de dar positivo, o paciente precisa realizar exames complementares em laboratório. Até agora 20 estados já solicitaram ao Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde 128.740 testes rápidos para sífilis exclusivamente para o evento.

O governo federal tem trabalhado também na qualificação dos profissionais que aplicam os testes rápidos. Em 2011 e 2012, foram capacitados 1.031 multiplicadores em todo o país. Esses multiplicadores estão capacitando localmente outros profissionais de saúde para o teste rápido para sífilis.

Além disso, o Ministério da Saúde tem investido na ampliação da oferta de testes rápidos. Só para se ter uma ideia, em 2011 foram distribuídos, a estados e municípios, 31.500 testes para o diagnóstico de sífilis. Em 2012 esse número cresceu 35 vezes: 1,1 milhão de exames.

O Fique Sabendo – ação de mobilização direcionada à ampliação do diagnóstico precoce – atua em duas frentes: em Unidades Básicas de Saúde, CTAs e ambulatórios ou em locais como praças, feiras e eventos específicos. Além da realização de testes rápidos, distribui insumos para prevenção, como camisinhas, gel lubrificante e material informativo sobre HIV/aids, DST e hepatites virais.

Fonte: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais 
(Agência de Notícias da AIDS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *