GeralSem categoria

Conferências Territoriais de Cultura chegam aos municípios das Bacias do Jacuípe e do Rio Corrente

Entre os dias 15 e 16 de agosto, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), promove Conferências Territoriais de Cultura em Pintadas e em Santana, municípios que representaram os Territórios de Identidade Bacia do Jacuípe e Bacia do Rio Corrente, respectivamente.
Na etapa territorial das Conferências de Cultura, serão reunidos os delegados eleitos nos municípios que realizaram suas conferências municipais. Em 2013, dos 417 municípios baianos, mais de 350 realizaram conferências, em todos os 27 territórios de identidade. O objetivo mais importante desta etapa é a apresentação, por parte da SecultBA, de tudo o que foi realizado e investido para atender às demandas de Conferências Territoriais precedentes e elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura na região.
Haverá, ainda, a eleição de delegados para as Conferências Setoriais de Cultura, que acontecem de 13 a 28 de setembro e para a V Conferência Estadual de Cultura, que acontece em outubro, em Feira de Santana.
Sobre o Território Bacia do Jacuípe e Pintadas:
A Bacia do Jacuípe é composta por um total de 14 municípios: Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça, Várzea do Poço.
Pintadas, sede da conferência territorial deste território, localiza-se no centro norte baiano, a 255 km da capital do estado. A principal atividade econômica do município é a agropecuária, com destaque para a bovinocultura e a ovinocultura. A origem do nome do município de Pintadas tem muitas versões e todas apontam ao hábito que o primeiro morador do lugar gostar de criar vacas pintadas. Até 1985, Pintadas fazia parte do município de Ipirá.
Sobre o Território Bacia do Rio Corrente e Santana:
A Bacia do Rio Corrente é composta por um total de 11 municípios: Brejolândia, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho.
Santana fica no Extremo Oeste baiano, a 813 km de Salvador e possui uma população de aproximadamente 25 mil habitantes. A agricultura e a pecuária são as principais fontes de renda da cidade. Culturalmente, a cidade realiza no mês de julho a micareta Sanfolia, considerada uma das maiores festa de rua da região e um dos carnavais fora de época mais importantes do estado.

Serviço:
O quê: Conferências Territoriais de Cultura 2013
Território Bacia do Jacuípe
Quando: 15 (18h às 20h30) e 16 de agosto (08 às 18h)
Onde: Pintadas – Escola Professa Zilda Dias da Silva, Laurindo Gonçalves S/N, Centro.
Aberto ao Público.

Território Bacia do Rio Corrente

Quando: 15 (18h às 20h30) e 16 de agosto (08 às 18h);
Onde: Santana – Escola Estadual Euvaldo Flores
Aberto ao Público.

SecultBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *