Declaração de Dilma Rousseff sobre a inflação provoca polêmica
Na África do Sul terminou o encontro dos Brics, as maiores economias emergentes do planeta – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Uma declaração da presidente Dilma Rousseff sobre a inflação provocou polêmica.
O dia era para comemorar os resultados da reunião dos Brics em Durban, na África do Sul. Encontros, discursos, fotos. A presidente parecia eufórica com os resultados.
Na entrevista ela falou dos Brics, mas quando o assunto virou inflação, a presidente declarou: “Eu não concordo com políticas de combate à inflação que olhem a questão da redução do crescimento econômico. Mas isso não significa que o governo não está atento e acompanha a questão. Nós não achamos que a inflação está fora do controle, pelo contrário, ela está controlada, o que há são alterações e flutuações conjunturais”.
As agencias de notícia divulgaram as declarações no Brasil no início da tarde, e a repercussão no mercado financeiro foi imediata. A interpretação foi de que a presidente tinha sinalizado com um afrouxamento do combate a inflação.
O Palácio do Planalto divulgou uma declaração enfática, mas não bastou. A agenda oficial que já estava fechada foi reaberta. “Repudio manipulação de fala. Repudio. Não fui eu que manipulei. A notícia que saiu é manipulada. Eu já escrevi até, e vocês anunciaram, que o combate à inflação é um valor em si”, afirmou a presidente.
(Bom Dia Brasil)