SalvadorSem categoria

Pefeitura inicia ordenamento de ambulantes na Barra

Desde as 8h deste sábado (12), agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública, com apoio de policiais civis e militares, estão presentes no trecho entre o Porto da Barra e o Alto do Cristo. A ação, promovida pela Prefeitura do Salvador em parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, visa ordenar o comércio de rua no local e prossegue até o fim da tarde deste sábado, com reinício amanhã (13), das 8h às 18h. Até o início desta tarde, não foram registradas ocorrências.
De acordo com a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, 20 agentes em dois turnos atuam na região, no trabalho de orientação aos ambulantes. Apenas em casos de descumprimento da legislação municipal, o comerciante terá a mercadoria apreendida. “Não queremos fazer nada de forma brusca. O nosso intuito não é prejudicar, mas conscientizar os ambulantes de que o espaço precisa ser ordenado, pelo bem deles e da população”, ressaltou a secretária.

Presente na operação, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, destacou a constante parceria realizada neste tipo de ação, em conjunto com a administração municipal. “Sempre estivemos presentea, dando apoio a este tipo de ação daPprefeitura. Esse trabalho conjunto é importante para a promoção da segurança”.
A movimentação dos fiscais e policiais chamou a atenção de quem passava pelo local, e teve a aprovação de moradores e frequentadores da Barra. “Tinha muito ambulante aqui, tomando conta da calçada, junto à balaustrada. E a balaustrada tem que estar livre para todo mundo que quer ver essa bela vista”, comentou a comerciante Ana Néri.

De acordo com Rosemma Maluf, a fiscalização de ambulantes será constante na Barra. A ação também deverá ser estendida, durante o ano, a outros pontos da Orla de Salvador, como as praias da Ribeira/Boa Viagem, São Tomé de Paripe e Itapuã. Iniciado no último sábado, o ordenamento do trânsito prossegue na região, com a proibição de estacionamento no longo do meio-fio, sob pena de multa e reboque do veículo.
Moradores de rua – Também na Barra, uma equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza realiza o cadastramento e orientação às pessoas em situação de rua. Somente na manhã deste sábado, haviam sido feitas quatro abordagens. “Em um dos casos, a pessoa é oriunda de São Paulo e vive aqui na cidade há 13 anos. Estamos tentando contato com a família para que ele possa voltar ao local de origem”, relatou a psicóloga e técnica em abordagem social, Vera Lúcia Santos.
Vera explicou ainda que, ao ser abordado, o morador de rua é cadastrado e orientado a procurar um dos Centros de Referência e Assistência Social para Moradores de Rua (Centro-Pop), localizados no Largo de Roma e na Baixa dos Sapateiros. Outra opção é o oferecimento de vagas para pernoite no Abrigo Salvador, também no Largo de Roma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *