EducaçãoSem categoria

Cyber SENAI aproxima alunos da realidade virtual

Cyber Senai na Olimpíada do Conhecimento 2012 (Foto: Maurício Nascimento)
Muito além da lousa, caderno e das ferramentas tradicionais utilizadas nas escolas, o público que visita a Olimpíada do Conhecimento conhece as novas tecnologias que começam a fazer parte das escolas da rede SENAI. Na exposição Cyber Senai, o espaço reúne quatro atrações que envolvem os estudantes nessas novas tecnologias baseadas na realidade virtual.
A primeira parada é a “Planta Mecatrônica”, uma mesa que simula todos os equipamentos de uma linha de produção em escala menor. Conceitos de mecânica, eletrônica, instrumentação são vistos na prática pelos jovens que passam a ter contato direto com a realidade das indústrias. “Gostei dessa atração porque quando eu começar a trabalhar já saberei exatamente como funciona a linha de produção com as esteiras, sensores pneumáticos e o maquinário que estudei no curso”, explica a estudante Bruna Oliveira.
Adiante, a “Realidade aumentada” reproduz uma nova técnica baseada no mesmo conceito dos códigos de barras. Com uma pequena placa nas mãos, o professor pode mostrar, com auxílio de uma tela, o funcionamento de sistemas eletrônicos mais complexos que integram resistores, capacitores e processadores.
Na “projeção 3D”, os alunos assistem a uma aula sobre a anatomia do coração com todas as válvulas, artérias, os ventrículos e os músculos cardíacos assim como a simulação do bombeamento do sangue por todo o corpo. O mesmo conceito pode ser utilizado nos cursos técnicos de mecatrônica, robótica entre outros. “é como assistir televisão 3D, só que dessa forma fica mais bem explicado usando a tecnologia”, explica Jorge Soares, aluno do SENAI de Pirituba, na capital paulista.
Um dos espaços mais disputados na exposição Cyber SENAI é o “Simulador de escavadeira” que coloca o aluno em contato com uma simulação do trabalho de um trator, baseado nos modelos mais comuns usados por construtoras. Com o auxílio de um joystick, o mesmo usado nos videogames, o aluno pode controlar a pá, girar a máquina e fazer o trabalho de terraplenagem como se estivesse em um canteiro de obras. “Gostei da simulação porque ela mostra como vai ser no dia a dia, assim como já estão fazendo nos testes para tirar a carteira de motorista”, associa Bruno Silva Pereira, aluno do SENAI de Caçapava, interior paulista.
Além das simulações, os jovens conhecem o sistema de Ensino à distância (EAD) usado como complemento das aulas ministradas na rede. Uma tela que responde aos comandos da mão, faz o aluno visualizar conteúdos de texto, áudio e vídeo, e numa sala ao lado, ainda é possível folhear os livros em uma biblioteca e ter contato com obras de professores e especialistas em diversas áreas.(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *