Via Láctea se fundirá com sua vizinha Andrômeda
A Via Láctea e sua vizinha Andrômeda se fundirão dando lugar a uma nova e gigantesca galaxia elíptica, evento que ocorrerá dentro de quatro bilhões de anos, indicam três estudos divulgados pelo Astrophysical Journal.
Pesquisadores da NASA assinalam que a partir desse momento mudará para sempre o aspecto do céu e, de passagem, a história de nosso Sol e seu sistema de planetas, pois milhares de estrelas serão impulsionadas para órbitas muito diferentes das atuais, ao redor do novo centro galáctico.
Esta é uma teoria que é trabalhada há bastante tempo, já que ambos sistemas se atraem um a outro por sua força de gravidade, no entanto, até o presente momento não se sabia com segurança se as duas galaxias se chocariam entre si, ou só se deslizariam bem próximas. Agora, dados muito precisos sobre o movimento de Andrômeda obtidos com o telescópio espacial Hubble, permitiram aos especialistas deduzir que a colisão frontal será um fato.
Nossos dados são estatisticamente consistentes com uma colisão frontal entre Andrômeda e a Via Láctea, assegurou Roeland van der Marel, do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial, em Baltimore, Estados Unidos.
As simulações realizadas a partir da informação recebida do talento espacial, mostram que o Sistema Solar se deslocará e ocupará uma posição bem mais afastada do coração galáctico.
(Prensa Latina)