China coloca sua primeira mulher astronauta em órbita
A China colocou sua primeira mulher astronauta em órbita neste sábado, no grupo de três astronautas que vai tentar uma crítica acoplagem espacial, no mais recente desafio para o ambicioso programa espacial do país.
Um foguete Long March decolou no início da noite do remoto centro de lançamento de satélites de Jiuquan, a noroeste do deserto de Góbi, carregando a espaçonave Shenzhou 9 e os três astronautas, incluindo a piloto de caça Liu Yang, de 33 anos.
Esta é a quarta missão espacial tripulada da China desde 2003, quando o astronauta Yang Liwei tornou-se o primeiro chinês em órbita. O lançamento acontece num momento em que os Estados Unidos reduziram as viagens tripuladas ao espaço, devido a cortes no orçamento e mudanças de prioridade.
Nos próximos dias, os astronautas vão tentar uma acoplagem com o módulo orbital Tiangong 1 (“Palácio Celestial”), lançado em setembro. A operação é parte de uma missão de 13 dias que é crucial para as ambições da China de colocar uma estação espacial em órbita perto de 2020.
(Terra)