SaúdeSem categoria

Estudo aponta alto risco de epidemia de dengue em 33 bairros de Salvador

Levantamento realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses em 130 mil imóveis de Salvador revela que 33 bairros têm alto risco de epidemia de dengue. Estas localidades correspondem a 18,1% do total de imóveis visitados.

São eles: Alto da Terezinha, Alto do Cabrito, Arenoso, Armação, Bairro da Paz, Barragem dos Macacos, Bela Vista do Lobato, Boa Viagem, Brasil Gás, Calabetão, Caminho das Arvores, Campinas de Pirajá, Coroado, Escada, Fazenda Coutos, Jardim Cajazeiras, Lobato, Marechal Rondon, Mares, Mirante de Periperi, Nordeste de Amaralina, Nova Constituinte, Novo Horizonte, Paripe, Periperi, Plataforma, Praia Grande, Baixa de Quintas, Ribeira, Rio Sena, Santa Cruz, Santa Mônica e Tubarão.

O estudo foi realizado na primeira semana de janeiro em 181 bairros, sendo que 21,4% deles estão na classificação de baixo risco para ocorrência de uma epidemia da dengue e 59,9% em médio risco.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apesar do alto risco em 33 bairros, o levantamento revela uma redução do Índice de Infestação Predial (IIP) de Salvador para 2,7%, reduzindo a probabilidade de uma epidemia de dengue na cidade. Em janeiro do ano passado esse índice era de 3% e em maio chegou a 6%.

Comparando-se com o Levantamento de 2011, houve queda do IIP em nove Distritos Sanitários, em um não houve alteração (Centro Historio) e em dois deles, São Caetano/Valéria e Cajazeiras, houve aumento de 2,7 para 3,5% e de 1,6% para 2%, respectivamente.
(Ibahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *