Se aperfeiçoe nos relacionamentos na Igreja
Romanos 12:18 No que depender de vocês, vivam em paz com todos.
Colossenses 4:5 Vivam com sabedoria entre os que são de fora e aproveitem bem todas as oportunidades. 6 Que suas conversas sejam amistosas e agradáveis, a fim de que tenham a resposta certa para cada pessoa.
Em sua opinião, qual a maior dificuldade que temos para nos relacionar com as pessoas?
Ter relacionamentos saudáveis é muito importante, pois traz conexão e apoio na realização dos projetos de nossas vidas.
ATENTE-SE PARA ESSES QUATRO PASSOS
1º Passo: AMAR
– Mateus 5:44 Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem por quem os persegue. 45 Desse modo, vocês agirão como verdadeiros filhos de seu Pai, que está no céu. Pois ele dá a luz do sol tanto a maus como a bons e faz chover tanto sobre justos como injustos. 46 Se amarem apenas aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os cobradores de impostos fazem o mesmo.
Em Romanos 12:9 está escrito: “O amor seja não fingido”, o que significa dizer que existe amor fingido.
Um cristão verdadeiro não considera ninguém como inimigo, pois o texto de Mateus nos ensina que devemos amar até mesmo aquelas pessoas que, por algum motivo, nos consideram inimigos.
Sem dúvida, um bom relacionamento começa sendo regado com muito amor e carinho pelas pessoas. É importante lembrarmos que o amor não é apenas uma opção para o cristão, mas um mandamento que Cristo nos ordenou (João 13:34).
2º Passo: RESPEITAR
Romanos 12:10 Amem-se com amor fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros.
–1 Pedro 2:17 Tratem todos com respeito e amem seus irmãos em Cristo. Temam a Deus e respeitem o rei.
Honrar as pessoas é respeitá-las. É ter disposição para se relacionar com elas sem julgá-las (Tiago 4:11).
É ter a capacidade de reconhecer a importância do outro, aprendendo a respeitar as diferenças.
Jesus abominava o pecado, mas amava e respeitava as pessoas, independentemente de quem elas fossem.
3º Passo: SER FLEXÍVEL
–Romanos 15:1 Nós que somos fortes devemos ter consideração pelos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Devemos agradar ao próximo visando ao que é certo, com a edificação deles como alvo.
–1 Coríntios 10:33 assim como também eu procuro agradar a todos em tudo que faço. Não faço apenas o que é melhor para mim; faço o que é melhor para os outros, a fim de que muitos sejam salvos.
Ser flexível significa ter a capacidade de se adaptar a diferentes situações, ideias e ambientes, mesmo que não façam parte dos seus interesses, sem, é claro, negar os seus valores cristãos.
É impossível ter um bom relacionamento com as pessoas sendo inflexível.
Uma pessoa que sempre quer ter razão não consegue se relacionar bem com ninguém. O versículo que lemos fala da necessidade de não agradarmos a nós mesmos, mas sim ao nosso próximo, para sua edificação.
Pergunta: Você já abriu mão de um direito seu para conservar seu relacionamento com alguém?
4º Passo: PERDOAR
- Colossenses 3:13 Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar.
Todos nós estamos sujeitos a erros; não existem bons relacionamentos que nunca tenham passado por falhas.
Por isso, o versículo lido nos ensina que, assim como Cristo nos perdoou, devemos perdoar uns aos outros. A chave para perdoarmos os outros é deixar de nos concentrar no que eles fizeram contra nós e passar a nos concentrar no que Deus fez e continua fazendo por nós.
Pergunta: Em sua opinião, o que significa realmente perdoar uma pessoa?
CONCLUSÃO: Conviver de forma agradável com as pessoas, mesmo que elas não sejam amigas íntimas, diminui o estresse e a pressão do dia a dia, além, é claro, de nos proporcionar um profundo bem-estar.
Que possamos tomar posse do que aprendemos e buscar nos relacionar ainda melhor com as pessoas.
Bispo Cleonicio Filho