Política

Matheus Ferreira propõe homenagem a Éverton Augusto de Barros Ribeiro

O deputado Matheus Ferreira (MDB) propôs que a Assembleia Legislativa conceda o Título de Cidadão Baiano ao futebolista Éverton Augusto de Barros Ribeiro, meio campista do Esporte Clube Bahia. Nascido em Arujá, São Paulo, sua trajetória no esporte tem início aos três anos de idade com o judô e aos cinco no futebol. Dono de quatro títulos de campeão brasileiro, duas taças Libertadores da América, uma Copa do Brasil, ele foi eleito por duas oportunidades o Melhor Jogador do Campeonato Brasileiro.

Em 2018 e 2020 foi escolhido o autor do gol mais bonito do Brasileirão. E conquistou o prêmio Craque da Galera através do voto popular em 2019. Éverton Ribeiro acumulou diversas passagens pela Seleção Brasileira nas categorias de base e na principal e disputou a Copa América de 2015, as Eliminatórias da Copa de 2022 e a Copa do Mundo no Catar. Matheus Ferreira recordou que, antes da chegada do novo ídolo e ainda sem anunciar o seu nome, o Bahia lançou uma campanha publicitária que dizia: “Pensar grande é pensar fora do eixo”, inclusive com uma camisa temática onde o escudo do Bahia representava o território do Nordeste do Brasil.

Em 6 de janeiro de 2024, Éverton Ribeiro foi anunciado oficialmente como novo reforço do Esquadrão, saindo do Clube de Regatas Flamengo e deixando para trás o eixo Sul-Sudeste para defender a Bahia e o Nordeste. “A cidade parou, Éverton Ribeiro foi recebido com festa no aeroporto de Salvador”, lembrou Matheus Ferreira.

Em suas primeiras declarações, o jogador falou da alegria e do entusiasmo de defender as cores de um gigante do Nordeste, o primeiro campeão brasileiro. O atleta fez sua estreia no dia 17 de janeiro de 2024 na Inglaterra, contra a equipe do Blackburn em amistoso pela pré-temporada. A estreia oficial ocorreu uma semana depois, quando marcou o seu primeiro gol vestindo a camisa do Bahia na goleada de 5×0 contra o Jacobina.

No ano passado, Éverton Ribeiro entrou em campo 61 vezes, marcou 6 gols e deu 9 assistências. “Em pouco tempo se tornou o principal jogador do elenco e entra para a história do clube com a garantia de retorno à maior competição de futebol do continente: a Taça Libertadores da América”, competição que o Bahia não disputava desde 1989, ano em que o jogador nasceu.

Éverton Ribeiro, concluiu o parlamentar, “demonstra afinidade com a torcida e com o povo baiano, assume papel de líder e maestro da torcida em jogos na Fonte Nova”, além de se engajar nas campanhas identitárias promovidas pelo clube.

ALBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *