Vera Cruz: Kokoisa é gente que faz
Dona de uma bela voz reconhecida por seus fãs, ela é uma das que fazem parte de um dos ícones culturais, pessoa importante e influente da Ilha de Itaparica, se tornando uma cantora dominante.
Nascida em salvador, filha de Osvaldo e dona Marina, foi onde começou sua carreira, chegando na ilha há 32 anos atrás, no município de Vera Cruz, em 1991, onde conquistou uma reputação como cantora, encantando na variedade musical, canta todos os ritmos musicais.
Já cantou em vários eventos na ilha, inclusive em 2020 participou do Festival Bye Bye Verão, com o também cantor Ferrugem e muito arrocha do Unha Pintada, fechando uma estação e fazendo a galera meter dança, como também participou na Festa do Cigano, do babalorixá pai Dedeco de Guian, abrilhantando ainda mais o evento, cantando e animando lindamente a festa com o refrão: Volare, oh, oh Cantare, oh oh oh oh, Nel blu dipinto di blu, Felice di stare lassu.
Outro lugar que Kokoisa movimentou a galera foi no Bloco do Cornos, em Mar Grande, que já não sai há alguns anos, mas o burburinho é que esse ano retornará, e a esperança é de que ela retorne ao trio, que a alegria é garantida com boa voz, botando a multidão pra tirar o pé do chão.
Quando perguntamos ao pessoal da Ilhota sobre esse bloco, a maioria falou que tem alguns anos que o não sai, mas a lembrança era muito boa, inclusive com Kokoisa cantando e animando a galera em cima do trio, na quarta feira de cinzas pelas ruas da ilha, e também em Nambu, no Jaburu.
Ao elaborar esse texto, fui surpreendida com o relato de Luci, moradora do Alto do Cruzeiro, que nos autorizou a publicar e feliz da vida nos contou que Kokoisa, juntamente com o Robson, cantaram no aniversário de seu irmão, Magno, fazendo seus 60 anos, juntamente com o amigo Rui Vera Cruz, que completou seus 50 anos, relatou que foi uma festa linda e maravilhosa, festejando seus anos de vida, com Kokoisa fechando em grande estilo. Alguém gritou que: “Chama ela pra evento que é fechação”.
Quando perguntamos o que ela espera do poder público, da prefeitura de Vera Cruz/Ba, Kokoisa diz que no governo do Dr. Nicandro, era mais valorizada, ele valorizava as pratas da casa, e que hoje estão chegando mais músicos, daí o espaço diminuiu um pouco, para os músicos mais velhos.
O fato é que Kokoisa ainda tem muitos sonhos a realizar, mas espera que os músicos da ilha sejam mais valorizados.
O Visão Cidade finaliza com a esperança que o poder público valorize mais todos que agregam valores ao município.
Por: Sarita Rodrigues
Administradora, Redatora Web e estudante de Medicina Veterinária.
Visão Cidade