Vera Cruz: Aumento oficial nas passagens de transporte
A prefeitura de Vera Cruz oficializou o reajuste nos preços das passagens de transporte no município. O anúncio foi realizado pela cooperativa responsável pelas linhas municipais no mês de dezembro, com a intenção de implementar a nova tarifa a partir do dia 2 de janeiro. No entanto, o edital da prefeitura de Vera Cruz autoriza a majoração a partir de 8 de janeiro de 2024.
É compreensível que ajustes nos preços sejam necessários, mas é notável que a população, mal tendo recebido os aumentos salariais do novo ano, se depara com o acréscimo nas tarifas de transporte, sem dúvida, motivo de insatisfação.
A questão agora é se as empresas responsáveis pelo transporte municipal irão cumprir a legislação federal que determina a gratuidade para idosos e pessoas com necessidades especiais, incluindo seus acompanhantes. Até o momento, essa obrigatoriedade não tem sido seguida, evidenciando um descumprimento da legislação federal por parte das empresas, enquanto a prefeitura de Vera Cruz permite que os detentores de alvarás estabeleçam suas próprias regras.
É lamentável constatar que, frequentemente, motoristas e cobradores dessas vans demonstram falta de postura ao serem questionados sobre a gratuidade, afirmando que o veículo é de propriedade privada e que não têm a obrigação de transportar idosos e pessoas com necessidades especiais gratuitamente. Esta atitude contraria completamente a legislação federal.
Resta saber até quando essas situações inaceitáveis persistirão. A pressão exercida pelos detentores de alvarás para o aumento das tarifas parece ter surtido efeito, e a recusa em transportar gratuitamente idosos e pessoas com necessidades especiais continua sendo uma realidade. É crucial que a fiscalização da prefeitura, por meio da Diretoria de Transporte de Vera Cruz, atue para evitar transtornos aos passageiros. Os órgãos competentes devem tomar medidas efetivas para assegurar que os direitos adquiridos pela população sejam respeitados. O município de Vera Cruz aguarda ansiosamente ações concretas por parte da Diretoria de Transporte, da gestão municipal e da câmara de vereadores para garantir a validade desses direitos.
Visão Cidade