Os premiados reafirmam a importância do jornalismo
Acompanhado da sua mãe Dori Pinto, e Kátia Rebouças, do Grupo Bandeirantes, Victor Pinto agradeceu pelo reconhecimento da Câmara ao trabalho dos jornalistas e afirmou que, “apesar de ocorrer diversos ataques à imprensa, mandatos passam, porém, a instituição jornalismo permanece”.
Emocionado, André Spínola falou da tradição do rádio em sua família e dedicou o prêmio aos seus familiares, amigos e profissionais que fazem o rádio acontecer. “Esse prêmio tem uma importância muito grande não só para mim, mas para a comunicação, sobretudo, a comunicação do rádio, rádio que defendo e pelo qual sou apaixonado”, disse.
Ao lado da esposa Viviane Conceição, Eduardo Dias falou do sentimento de ganhar este prêmio pela primeira vez. “Em nome de Téo Senna, gostaria de agradecer aos vereadores por terem me conferido essa premiação. A jornada até aqui foi marcada por desafios e dedicação incansável à verdade, à informação e à busca incessante pela justiça por meio da palavra escrita. Este prêmio não é apenas o reconhecimento do meu trabalho, mas também de uma celebração do poder transformador que o jornalismo tem na sociedade”, destacou.
Gabriela Araújo também agradeceu a homenagem recebida e destacou o fato de ser mulher e atuar no jornalismo político: “Para mim é um imenso orgulho estar aqui pela primeira vez, representando o jornal A Tarde, endossando e fortalecendo a presença feminina no jornalismo político que, apesar de grandes avanços, ainda somos poucas diante de tantos homens”.
Ao lado de Vinícius Alejandro e Humberto Costa, o jornalista Jeremias Silva agradeceu e dedicou o prêmio a todos os trabalhadores da Câmara. “Há um sentimento pessoal muito bom, de inspirar, mesmo sem querer a gente acaba fazendo isso e a prova está aqui”, disse.
Mensagem
O diretor de Comunicação da Câmara, Osvaldo Lyra, destacou o trabalho dos jornalistas com os vereadores e transmitiu a mensagem de Janaína Lopo, filha do homenageado, que neste ano não pôde estar presente. “Gostaria de agradecer a presença de todos e prestigiar os premiados desta manhã. Este prêmio representa muito para mim como filha de Jânio e como admiradora do jornalismo baiano. Obrigada pela paciência de todos e pelo incrível trabalho que os trouxe até aqui para serem premiados. Obrigada por este prêmio e por manter vivo o bom jornalismo”, disse Janaína na mensagem. Sempre presente nas premiações, Sueli Lopo, viúva de Jânio, agradeceu mais um ano da homenagem.
Como diretor da Tribuna da Bahia, jornal em que Jânio trabalhava e pelo qual vários jornalistas premiados já passaram, Walter Pinheiro ressaltou a importância do prêmio e o que ele significa para a Câmara. Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves falou que o prêmio valoriza e dá reconhecimento público ao papel do jornalista na sociedade.
Além de Téo Senna, Osvaldo Lyra, Moacy Neves, Walter Pinheiro e Sueli Lopo, também fizeram parte da mesa a vereadora Marta Rodrigues (PT); a secretária de Comunicação da Prefeitura de Salvador, Renata Vidal; o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques; e Kátia Rebouças, do Grupo Bandeirantes.
Também prestigiaram a sessão os vereadores Sílvio Humberto (PSB), Augusto Vasconcelos (PCdoB), Leandro Guerrilha (PP) e Joceval Rodrigues (Cidadania), além do empresário e ex-secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco. A sessão contou com a apresentação do coral da Câmara, sob a regência do maestro Carlos Veiga Filho.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: Visaõ Cidade)