Transporte na Ilha de Itaparica a quem interessar possa
Idosos: O estatuto do idoso, lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais. Para que o idoso tenha acesso à gratuidade, ele deve apresentar qualquer documento que comprove sua idade.
PNE: A proposta altera a Lei 8.899, de 1994, que concede passe livre a pessoas com deficiência comprovadamente carentes, apenas no sistema de transporte coletivo interestadual, por rodovia, ferrovia e barco.
Não é mais admissivél o que acontece com o transporte da Ilha de Itaparica nos municípios de Vera Cruz e Itaparica, a maneira como é realizando o transporte de passageiros de uma maneira nada aceitável por quem precisa fazer uso das chamadas vans e ‘ligeirinho’ que são feitos por táxis fazendo uso dos mesmos com transporte de passageiros, fazendo literalmente linhas ‘pegando’ passageiros como se fossem transporte de massa.
Sem falar nos absurdos para com os usuários sem o cumprimento das leis que dão direito ao passe livre para idosos e PNE (Portadores de necessidade especiais), membros do site Visão Cidade presenciaram em uma viagem realizada de Bom Despacho para Cacha Pregos o posicionamento do cobrador e do motorista e de uma suposta funcionária da associação que presta serviço de transporte no município.
Relato: No horário de 13 horas na chegada do ferry em Bom Despacho passageiros foram colocados em um micro ônibus com passageiros entre eles três idosos, uma mãe com uma criança récem nascida, duas senhoras que eram companheiras de uma deficiente, pasmem após alguns minutos de espera o que é prática no terminal o fiscal autorizou a troca do carro para um menor sobre alegações, o que causou revolta entre os passageiros foi a alegação do cobrador e do motorista da van quando questionado sobre a gratuidade do PNE, ambos afirmaram desconhecer da lei com ar de ‘sarcasmo’, acompanhado da ironia de uma senhora que parecia ser funcionária da empresa, no qual alegando que os carros são particular e eles tem o alvará.
Pois então com tudo isso fica a seguinte pergunta “Quem é o agente fiscalizador destes transportes, os municípios de Vera Cruz e Itaparica ja não deveriam ter um transporte digno para todos?”, com a palavra os senhores vereadores e os digníssimos prefeitos.
Visão Cidade